Como pesquisar na Internet

Pesquisar na Internet

Dado o número de páginas presentes na Web, é necessário utilizar um instrumento para procurar uma página específica que corresponde a critérios de investigação. Essa página dá pelo nome de motor de busca.

Para utilizar um motor de busca, basta escrever palavras-chaves num campo previsto para esse efeito, validar e esperar as respostas do motor. É por conseguinte necessário determinar o tipo de palavra que permite encontrar o melhor possível a informação procurada.

O motor procura as páginas que contêm estas palavras-chave ou apontadas por sites com a ajuda de relações hipertextuais que contêm estas palavras-chaves. Contudo, a investigação pode ser totalmente diferente conforme as palavras chave utilizadas forem separadas por espaços, aspas, ou separadas com um operador específico. Pode por conseguinte ser necessário refinar posteriormente a sua investigação com palavras-chaves suplementares e operadores específicos.

Se o motor não encontrar nenhum resultado e der uma mensagem do tipo “Nenhuma resposta corresponde aos seus critérios”, é necessário então alargar a investigação com outras palavras chave relacionadas com o assunto da sua pesquisa, ou retirar alguns.

No caso contrário, ou seja, demasiadas respostas, é necessário afinar a investigação acrescentando constrangimentos, como a obrigação de dar as respostas que contêm unicamente todas as palavras pedidas ou excluindo palavras.

 

Os operadores de pesquisa

Tipo de pesquisa -> Pedido a formular

Nome -> Escrever o nome do assunto

Frase -> Escrever a frase entre aspas “frase a procurar”

Aparecer todos os nomes -> Utilizar E o boleano ou o NEAR para limitar a busca: +nom1 +nom2 +nom3

Aparecer pelo menos 1 nome -> Utilizar OU o boleano nom1 + nom2 + nom3

Excluir 1 palavra -> Utilizar o NÃO boleano nom1 + nom2 – nom3

Nome com várias terminações -> Utilizar: nom* o motor procurará as páginas que contêm as palavras: nome, nomeado, nomeação, nómada…

Maiúsculas ->Se escrever a palavra em minúsculas, o motor dar-lhe-á as respostas em minúsculas e em maiúsculas, mas se escrever a palavra com maiúsculas, o motor dar-lhe-á unicamente as palavras en maiúsculas.

 

Exemplo de motor de busca

Imagine que quer procurar páginas web que falam dos saule-pleureurs no motor de busca Altavista.

Se escrever :
saule pleureurs
O motor vai apresentar todas as páginas que contêm a palavra saule mais todas as páginas que contêm a palavra pleureur (mais obviamente aquelas que contêm as duas palavras)

Escreva agora :
saule-pleureurs
O motor apresenta apenas um número limitado de páginas que contêm a palavra (no plural), exclui por conseguinte todas as palavras no singular

Escreva:
saule-pleureur*
Apresenta agora as palavras saule-pleureur e saule-pleureurs, mas faltam as páginas que escrevem salgueiro-pleureur das maneiras seguintes:

  • saule pleureur
  • saule pleureurs
  • saule-pleureurs
  • saule – pleureur
  • saule/pleureur

 

Por conseguinte, para encontrar um meio para ter todas as terminologias possíveis, é o seguinte:
escreva:
+saule* +pleureur*
Terá então apresentadas todas as páginas que contêm pelo menos uma palavra que começa com cada uma das raízes saule e pleureur .

 

Sumário

Operador Boleano = Resultado

+nom1 +nom2 = Mostra os documentos que contêm as 2 palavras procuradas

nom1 + nom2 ou nom1 nom2 = Mostra os documentos que contêm uma das 2 palavras procuradas (ou as 2)

+nom1 -nom2 = Mostra os documentos que não contêm a palavra que segue o operador –

nom*</gras> = Mostra os documentos que contêm as palavras próximas da palavra procurada

Essencial (+) = O símbolo “+” classifica uma palavra como essenc

Exclusão (-) (-)</gras> = O símbolo “-” exclui uma palavra da investigação


Adicionar Comentário