Como funciona a Internet e qual a história da Internet

A Internet é uma rede mundial de computadores de acesso de público ilimitado.

Na prática, pode-se dizer que ela é composta por um conjunto de muitas redes interconectadas.

 

Atualmente qualquer pessoa física ou jurídica pode participar da Internet, incluindo empresas privadas, governos, escolas e organizações não-governamentais.

 

Os requisitos para acessar a internet são:

■             Possuir um computador, smartphone, PDA, ou outro com modem ou placa de rede

■             Possuir software compatível com a Internet {browser e outros)

■             Possuir uma conexão via telefone, adsl, cabo, wifi, celular, satélite, etc. com um provedor de acesso à Internet.

 

A história da Internet

 

A história da Internet começa com a guerra fria na década de 60, quando existia no mundo o medo da aniquilação numa guerra nuclear.

 

Com medo de que um ataque causasse a perda dos dados e inviabilizasse a comunicação de informações estratégicas, o Departamento de Defesa Americano e a Agência de Desenvolvimentos de Projetos Avançados (ARPA) desenvolveram uma rede de computadores para a transmissão de informações imune a sabotagens.

Até então, só existiam redes locais de computadores. Portanto, havia o medo de que um ataque destruísse rapidamente essa rede.

 

A idéia foi criar uma rede com vários computadores que pudessem trocar informações através de várias conexões independentes, de tal forma que se uma conexão ou um computador fossem paralisado os outros poderiam continuar a trocar informações. Assim, a segurança seria maior.

■             Para tornar a rede de computadores imune a ataques foi usada a tecnologia de transmissão de dados por comutação de pacotes – packet switching.

■             Para entender essa tecnologia imagine a existência de três computadores instalados em três prédio diferentes conectados entre si através de linhas telefônicas.

 

■             o computador A está ligado no computador B, o computador B está ligado ao computador C e o computador C está ligado ao computador

A.

I c

 

Se o computador A deseja enviar uma mensagem para o computador C utiliza-se a rota AC.

Caso exista um bloqueio na rota AC através dessa tecnologia é possível enviar a mensagem pela rota ABC.

Como existem milhares de rotas na Internet a chance de paralisação total da rede é muito pequena.

 

■            Assim, os Estados Unidos queriam garantir que seus oficiais conseguiriam trocar informações mesmo que seus inimigos conseguissem destruir alguns computadores ou algumas redes.

■            Assim, o que foi feito é a ligação entre diversas redes.

■            As redes que formam a Internet são interligadas por outras redes de alta capacidade, chamadas backbones (espinha dorsal).

■             Um backbone é um conjunto de poderosos computadores conectados por linhas de grande largura de banda (ou seja, que conseguem transmitir grandes volumes de dados), como canais de fibra óptica, elos de satélite e elos de transmissão por rádio.

■            A Internet surgiu a partir da criação do backbone original, o ARPAnet, financiado pelo governo norte- americano.

■            A Arpanet, embrião da nossa Internet, estava no ar no final de 1969, interligando quatro computadores, todos em universidades.

■             Três na Califórnia, em Stanford, na Ucla e na UC Santa Barbara.

■             O quarto computador estava na Universidade de Utah.

■             Em 1972 eram 37 os computadores ligados e, desde então, a Rede nunca deixou de crescer

■             Em 1983, a ARPANET cresceu tanto que o setor militar teve que se mudar para uma rede exclusiva, a MILNET.

■             Em 1984, a Fundação Nacional de Ciências (NFS), outra agência governamental americana, criou a NSFNET

■             Em 1987, havia tanta gente utilizando que foi necessária uma reforma em sua infra-estrutura para mantê-la funcionando.

■            Assim, em 1990, a Internet como a conhecemos começou a funcionar.

■             Finalmente, vale lembrar Sendo assim, a Internet não tem um dono ou uma empresa encarregada de administrá-la.

■            A instituição que mais se aproxima de uma administração central é a Internet Society. Trata -se de uma entidade que se baseia no trabalho voluntário de seus integrantes com o objetivo de exercer o mínimo controle necessário para manter a Internet em funcionamento

 

 

■           No Brasil, a Internet chegou em 1992, quando a UFRJ e a FAPESP conseguiram uma ligação com a Internet dos Estados Unidos.

■            Hoje, no Brasil, existem vários backbones.


Adicionar Comentário