Como fazer email marketing

O email marketing consiste em contacto geral que uma empresa faz com o cliente via correio eletrónico.

Devidamente utilizado, poderá ser uma ferramenta muito importante de negócios.

Por isso, aprender como fazer email marketing é sempre uma excelente opção, pois o objetivo é estreitar os laços de relacionamento com o cliente. O ideal é contratar uma empresa especializada, pois é ela quem enviará os emails e controlará o retorno.

Seguem-se algumas dicas de como fazer email marketing.

 

emailmarketing

 

Email marketing

Para saber como fazer email marketing, o empreendedor precisa de ter bem claras as mensagens que quer enviar para os clientes: se quer vender, oferecer conteúdo ou uma mistura de tudo.

Para se fazer email marketing é fundamental ter a autorização dos clientes para criar uma lista de endereços, sendo que qualquer modo de contacto é bom para se conseguir um email. Também importa que esteja bem claro um link para a pessoa tirar o seu registo caso queira.

Também há que ter em conta que a mensagem seja relevante. Para isso, deverá conhecer claramente o perfil do consumidor e só depois pensar no que desperta a sua atenção.

Nem todas as campanhas ou promoções devem ser enviadas para toda a base de dados, sendo importante analisar o perfil dos clientes e, então, direcionar os conteúdos. As empresas que fornecem serviços de email marketing possuem as ferramentas para esta segmentação, ou seja, entregar o conteúdo certo ao público certo.

Também é fundamental manter a identidade visual da empresa no email marketing. Nunca deverá ser enviado um email apenas com imagens, pois algumas não descarregam, e sem texto, pois a possibilidade do leitor apagar é maior. Também há que atentar ao facto de que a mensagem deverá ser visualizada da melhor forma possível nas diversas plataformas como computadores, telemóveis ou tablets.

Além disto, não lhe adiantará de nada enviar uma campanha via email se depois não vai acompanhar a interação resultante. Isto porque é importante saber quantas pessoas abriram a mensagem e quantas clicaram nos links.

Relatórios de desempenho

O email marketing gera relatórios de desempenho. Por exemplo, no caso de uma promoção, é possível verificar qual foi o retorno obtido e, assim, cruzar essa informação com a quantidade de pessoas que clicaram no email.

Um factor que é óbvio, mas que muitos podem não se lembrar, é a base de dados. Ela é muito volátil, pois é frequente as pessoas deixarem de usar as suas contas, pelo que será fundamental atualizar a base de dados com os emails que são rejeitados.

Caso pretenda saber como fazer email marketing, mas não disponha de uma campanha nova para mandar, aproveite datas festivas para o fazer, para fazer emails marketing comemorativos, pois isso também vai garantir a continuação do relacionamento com a clientela.

Por fim, neste processo de saber como fazer email marketing, saiba que deverá testar mais de um modelo. Se tiver dez mil emails, mande de uma forma para 500 e de outra para outros 500 e, consoante a que tiver mais retorno, mande os restantes nove mil.


Adicionar Comentário