Cavalos de Tróia… Mito grego ou caos para computadores?

Todos nós já ouvimos o termo “cavalo de Tróia”, mas o que é exactamente um cavalo de Tróia? É um programa destrutivo que se mascara como um programa inofensivo. Ao contrário dos vírus, os cavalos de Tróia não se multiplicam, no entanto podem ser tão ou mais destrutivos. Um dos exemplos mais perigosos deste tipo de malware é o que promete eliminar todos os vírus, no entanto tem o efeito contrário, ao instala-lo infecta o seu computador.

Os cavalos de Tróia podem ser enganadores. Nunca lhe aconteceu estar a navegar na Internet e aparecer uma janela a fazer publicidade a programas que são capazes de eliminar aqueles vírus persistentes? Ou ainda mais assustador, receber um email a alerta-lo da possibilidade de existir um novo vírus que pode estar a ameaçar o seu computador? À primeira vista este tipo de abordagem pode parecer suspeita, no entanto há esquemas muito sofisticados. Nestes casos, os ciber-criminosos criam sites e páginas sobre o produto para fazerem as pessoas acreditar que os seus vírus, são na verdade, programas legítimos e com reputação. Isto pode tornar-se num pesadelo para quem descarrega e instala o programa no computador.

Quando um cavalo de Tróia é activado,podem ocorrer inúmeros acontecimentos. Alguns cavalos de Tróia são mais irritantes que maliciosos. Os menos destrutivos podem, por exemplo, simplesmente mudar as definições do ambiente de trabalho ou adicionar icons estranhos ao ambiente. Os mais sérios podem eliminar ou reescrever dados do seu computador, corromper ficheiros, propagar outros vírus e malware, espiar o computador do utilizador para adquirir informação sobre hábitos de pesquisa e letras digitadas no teclado, com a finalidade de descobrir palavras-chave, números de cartões de crédito ou detalhes de contas do banco. Outros cavalos de Tróia podem mesmo chegar a instalar uma backdoor no seu computador para que os criminosos possam acede-lo sempre que pretenderem.

mac_virus

Dicas para prevenir uma infecção

Para aumentar a probabilidade de não se vir a deparar com um cavalo de Tróia, siga estas dicas.

1- Seja cauteloso. Os cavalos de Tróia infectam o seu computador através de sites maliciosos, mensagens instantâneas e emails com anexos. Não faça download de nenhum ficheiro que não tenha 100% de confiança na sua fonte.

2- Assegure que o seu sistema operativo está sempre actualizado. Isto é essencial se estiver a utilizar um sistema operativo Windows.

3- Instale um antivírus fidedigno. Também é importante que mantenha o seu antivírus actualizado para detectar todos os cavalos de Tróia, vírus e worms mais recentes. Escolha um antivírus que consiga analisar emails e ficheiros descarregados da Internet.

4- Pondere em instalar uma Firewall. A Firewall é um sistema que impede o uso e acesso não autorizado ao seu computador. A Firewall não eliminará o seu problema de vírus, no entanto se a conjugar com um sistema operativo sempre actualizado e um antivírus confiável, é uma protecção extra para o seu computador.

Nada pode garantir a 100% a segurança do seu computador. No entanto, seguir estes pode continuar a melhorar a segurança para diminuir a possibilidade do seu computador ficar infectado.


Adicionar Comentário