Como fazer uma árvore genealógica

Para fazer uma árvore genealógica, terá de conhecer muito bem a história da sua família. A produção de uma árvore genealógica é uma ótima opção e ponto de partida para conhecer as suas origens.

Existem árvores genealógicas das mais simples às mais complexas e completas com variadíssimos dados. No alto da árvore deverão estar os tetravós, por baixo os bisavós, os avós. De seguida, coloque os seus pais, seus irmãos, acabando consigo ou com os seus filhos, se já os tiver. Esta será a sua árvore genealógica e certamente ficar a saber melhor de onde veio.

Ao fazer uma árvore genealógica há algo que nunca deverá ser esquecido. Na hora de montar a árvore, o lado Masculino da família deverá ficar do lado direito, e toda a parte Feminina do lado esquerdo.

Para fazer uma árvore genealógica implica um grande conhecimento da sua família juntando o máximo de informações possíveis. Primeiro, vai precisar de um ponto de referência, você mesmo, por exemplo, e faça uma espécie de gráfico onde coloca o seu nome, fazendo uma seta para cima onde vai colocar o nome dos seus pais, seus avós, bisavós e assim por adiante, não esquecendo que o pai fica do lado direito e a mãe do lado esquerdo.

Trabalhe, em primeiro lugar, essa linha reta e depois vá acrescentando os seus tios e primos, lembrando-se que serão duas árvores, uma pela família da mãe e outra pela família do pai. De facto, um dos aspetos mais importantes é conseguir reunir o máximo de informação possível, do membro mais velho para o mais novo. Pergunte aos seus pais quem são os seus avós, aos seus avós quem foram os bisavós, por exemplo.

Como fazer uma árvore genealógica

Na árvore genealógica e assumindo que você é o ponto inicial dessa árvore genealógica, trace as linhas / caminhos para os seus pais, os seus quatro avós, oito bisavós, 16 tetravós e assim por adiante. Verá como se formará um triângulo que, quando atingir as dez gerações, terá mais de mil nomes. Como pode verificar, tem uma pesquisa para toda a vida pela frente.

Saiba que para fazer uma árvore genealógica terá primeiro de fazer uma exaustiva pesquisa que vai implicar muita dedicação da sua parte. Deverá reunir:

  • datas de nascimento, batismo e falecimento;
  • nomes, naturalidades, tipos de doenças, profissões, níveis de escolaridade, religião, relações de parentesco, padrinhos, testemunhas;
  • fotos de parentes, anotações, livros, listas telefónicas e reúna depoimentos;
  • escritura de terras, testamentos, inventários;
  • locais e tempo de residências;
  • informações não confirmadas, como as histórias dos tetravós contadas pelos avós;
  • instrumentos que tocavam, clubes em que participavam, criações próprias como obras de arte, cidades visitadas, factos interessantes que aconteceram;
  • traços físicos das pessoas;
  • certidões de casamento, nascimento, óbito, passaporte, cartão do cidadão ou B.I., números de eleitor, certificados escolares.

Hoje em dia, até a Internet poderá auxiliar nesta longa tarefa, pois existem programas que irão auxiliar. Existe um programa com uma versão grátis. Em www.myheritage.com poderá criar uma árvore genealógica grátis e que irá avisá-lo dos aniversários dos familiares ainda vivos.


6 comentários

  1. Estela 2 de Abril de 2013
  2. Marta San Martin 1 de Outubro de 2013
  3. Gabrielle Waltrick 2 de Maio de 2014
  4. Mara Aparecida Abrahao 30 de Setembro de 2014
  5. Diva Bertazi 1 de Abril de 2015
  6. Erick Brasil de Borba Ferreira 15 de Setembro de 2015

Adicionar Comentário