Como fazer amigos

 

como fazer amigos

O ser humano não foi feito nem criado para estar sozinho. Desde pequenos que pretendemos, mesmo inconscientemente, integrar num grupo para não estarmos sozinhos. Entre adultos, a maioria das amizades é feita em função das atividades que compõem as suas rotinas. Saber fazer amigos não é nenhuma ciência ou algo que se estude. É viver e conviver.

Os amigos das pessoas adultas

Muitas pessoas, depois de entrarem na casa dos 30 anos começam a questionar-se sobre o que aconteceu aos seus amigos. Seja devido à correria do dia-a-dia, as normais mudanças de rotina que todos vivem ao longo da vida, é cada vez mais complicado ter tempo e predisposição para fazer amigos.

Em regra, os adultos não procuram fazer novos amigos, isto porque todos vamos acumulando ideias pré-concebidas do que é “porreiro” e bom. É difícil uma pessoa encaixar-se perfeitamente em tais requisitos, já pré-estabelecidos, além de que tendemos a julgar muito pela aparência o que vai restringir muito o nosso grupo de amigos.

Tudo isto já para não falar na falta de tempo que resulta do acumular de variadas atividades e afazeres com trabalho e família. Os interesses também mudam e, assim, o perfil dos amigos. Todos estes fatores vêm dificultar à nossa capacidade de fazer amigos, representando uma grande restrição em termos de oportunidades para incluir e fazer amigos nas nossas vidas. Realmente, procuramos pessoas com quem tenhamos alguma afinidade, nem que seja momentânea. Este é um processo natural e pelo qual todos passamos.

A importância de fazer amigos

Mas quem niglegencia esta parte tão importante da vida que é o fazer amigos, poderá estar, mesmo, a cometer um erro, pois ter e fazer amigos é um dos melhores presentes que nós podemos dar a nós próprios.

Como fazer novos amigos

Mas, para poder fazer amigos, deverá passar mais tempo com as pessoas. Se quiser fazer novos amigos, a primeira coisa que tem a fazer é estar no meio de outras pessoas para as poder conhecer. Se ainda estiver na escola ou tiver lá regressado, experimente sentar-se nalgum lugar com outros alunos.

Uma outra opção para fazer amigos é entrar ou juntar-se a uma organização ou clube que existam pessoas com os mesmos interesses que os seus. Não será necessário que as pessoas tenham muitos interesses em comum para poder criar novas amizades e fazer amigos.

O que realmente acaba por acontecer é que as amizades mais recompensadoras virem a ser aquelas entre pessoas que não terão muita coisa em comum.

Não há nenhuma ciência que ensine e explique como se fazer amigos. Mas há muitas maneiras de o conseguir. O serviço voluntário é outra ótima maneira para que pessoas de diferentes idades se cruzem e conheçam. Isto porque, ao trabalhar numa causa comum com outras pessoas, irão criar-se laços de amizade. Da mesma maneira que se frequenta um clube, uma escola ou mesmo uma igreja, e não conseguir fazer nenhum amigo porque não conversa com ninguém, o contrário também acontecerá.

Para se fazer amigos, ninguém precisa de estar envolvido nalgum tipo de organização para se ser social, pois cada vez que alguém se aproxima para conversar, está criada a possibilidade de criar uma amizade duradoura.


Adicionar Comentário