O QUE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL FEZ POR NÓS?

 

O mundo abanou nos finais do século XVIII com uma série de alterações científicas, tecnológicas e políticas que deram forma à sociedade tal como a conhecemos hoje. O Que a Revolução Industrial fez por nós” é uma série documental que o Canal de História exibe em sessão dupla, nas segundas-feiras de 3, 10 e 17 de Maio, às 15h00 e às 23h00, relatando a espantosa história dos pioneiros da razão e da ciência.

Ao longo de seis episódios, com cerca de 30 minutos de duração, acompanhamos o historiador britânico Dan Cruickshank, numa viagem que atravessa a substituição das ferramentas pelas máquinas, a energia humana pela energia motriz e o modo de produção doméstico pelo sistema fabril, até às alterações que imprimiu no dia-a-dia da vida urbana social e familiar.

Esmiuçando este processo de transformação que acompanhou uma notável evolução tecnológica, analisamos no primeiro episódio “O Mundo Material”, com exibição dia 3 de Maio, às 15h00 e às 23h00, uma das épocas mais inventivas e surpreendentes da história, onde cabem extraordinários êxitos como a máquina a vapor, o primeiro quebra-cabeças e a primeira comida enlatada.

Pelas 15h30, podemos assistir ao segundo episódio “Maravilhas de Fábrica”, um documentário que retrata a forma como o mundo industrial se iria colar indubitavelmente às cidades congestionadas, às fábricas cheias de maquinaria e aos surpreendentes descobrimentos que ajudaram a formar a indústria do século XXI, desde as centrais nucleares até à fotocopiadora.

“Em Marcha” e “A Medicina Moderna”, estreiam dia 10 de Maio, às 15h00, para revelar como em menos de 100 anos, a Grã-Bretanha se converteu no eixo mundial da locomoção, e ainda alguns dos mais formidáveis avanços da medicina, através de factos curiosos como a história do médico Rene Laennec que não suportava a ideia de ter de aproximar a orelha ao peito das suas pacientes, motivo pelo qual inventou o estetoscópio.

 “Maquinaria de Guerra” estreia dia 17 de Maio pelas 15h00, dando a conhecer o papel da Revolução Industrial na criação da guerra moderna, seguindo-se pelas 15h30 a exibição de Vida Urbana” um documentário curioso que relata o nascimento da vida doméstica, o emergência do conceito de decoração e conforto e o auge da classe média.

 CANAL DE HISTÓRIA, O CANAL TEMÁTICO MAIS PREMIADO PELA

ACADEMIA DE CIÊNCIAS E ARTES DA TELEVISÃO

 

O Canal de História, o único canal temático dedicado a conteúdos históricos, alcançou, pelo quinto ano consecutivo, o prémio de Melhor Canal Temático pela Academia de Ciências e Artes da Televisão (ATV). A Chello Multicanal é a empresa que produz e distribui o canal em Portugal e Espanha, graças ao acordo com a A&E, criadora do History Channel, que está presente em 142 países e chega a mais 238 milhões de espectadores em todo o mundo.

 O Canal de História produz e emite documentários informativos e de entretenimento nos géneros: Mistérios da História, História Viva, História Hoje, Maravilhas Modernas, Civilização, História Bélica e História Negra.

revolucao-industrial


Adicionar Comentário