Currículo Vitae, como dar a conhecer o seu perfil

Traduzido literalmente do latim, curriculum vitae significa «a carreira da vida». No entanto, quando um empregador em perspectiva pede a alguém que lhe apresente o seu currículo, está interessado não apenas na sua vida profissional passada e na relevância que esta possa ter em relação ao exercício de determinadas funções, mas também noutros interesses do candidato ao lugar.

Prepare o seu currículo com muito cuidado. Apresente-o de forma clara e concisa, descrevendo por ordem cronológica inversa todos os dados relativos aos seus empregos anteriores; as suas habilitações literárias e estágios relacionados com a profissão; quaisquer prémios ou realizações relevantes. Se for importante, mencione as línguas que fala ou quaisquer habilitações que não ressaltem da sua história profissional, mas que tenham interesse para o emprego a que se candidata.

Não explique porque deixou o último emprego ou empregos anteriores, nem tão-pouco, se ainda estiver empregado, as razões por que não está contente com o seu emprego actual.

Utilize uma linguagem clara e simples, sem frases feitas

Escreva a mão o seu currículo em bom papel se a sua letra se prestar a esse fim. Como alternativa, mande passá-lo à máquina por um profissional. Verifique cuidadosamente se não tem erros ortográficos, lapsos de pontuação ou gralhas.

Escreva o seu nome completo, morada, idade e telefones de casa e do emprego no topo da folha e envie o seu currículo com uma carta explicitando as razões que o levaram a enviá-lo.


One Response

  1. Ednalva Silva 27 de Maio de 2015

Adicionar Comentário