Como fazer manutenção da Máquina de escrever

Máquina de escrever que não esteja a ser utilizada deve estar sempre tapada. Encarregue-se da manutenção de rotina da sua máquina de escrever se for manual. Pode também fazê-lo em algumas máquinas eléctricas. Em qualquer dos casos, se o período de utilização diária da máquina é superior a quatro horas, leve-a ao vendedor ou ao fabricante para revisão de dois em dois anos.

Como proceder à manutenção de uma máquina de escrever manual

Retire a placa que cobre as hastes das matrizes dos caracteres. Depois, assente a máquina sobre a borda e tire a placa da base. Retire também as placas laterais, se possível. Solte a fita da patiiha de correr e a mola que prende as hastes e retire as bobinas da fita. Tire igualmente o manipulo que faz rodar o rolo, em geral colocado à esquerda, o pino do rolo e finalmente, o rolo e o manipulo da direita.

Com uma escova de cerdas rijas, limpe as cabeças das hastes das matrizes dos caracteres. Pode utilizar um pouco de plasticina para retirar qualquer sujidade das cavidades das matrizes, pressionando-a e retirando-a em seguida.

Se alguma haste estiver torta, endireite-a cuidadosamente com um alicate até que ela trabalhe facilmente quando carregar na respectiva tecla. Pressione o maior número de teclas possível para limpar a parte inferior elas hastes com um pincel seco e macio. Com uma faca ou canivete, raspe a sujidade nas ranhuras onde encaixam as hastes e com um pincel, acabe de limpá-las.

Limpe o carreto, deslocando-o de um lado para o outro para limpar também a calha. Escove as partes acessíveis por baixo e limpe o rolo com um pano embebido em álcool desnaturado.

Aplique um pouco de óleo de máquinas nas extremidades da calha do carreto e nos eixos de comando da tecla das maiúsculas. Lubrifique os pinos de suporte elas bobinas da fila.

Máquinas de escrever eléctricas

As máquinas com hastes de impressão em vez de esferas podem ser limpas do mesmo modo que as máquinas manuais. Em máquinas de esfera ou electrónicas, limpe a esfera ou a margarida regularmente com um pano embebido cm álcool desnaturado. Limpe também as patilhas de correr da fila de impressão e da fita correctora.

maquina-de-escrever

Se a sua máquina não funcionar, verifique o fio eléctrico e o fusível de 3A da ficha. Se não detectar nenhuma avaria no fio ou no fusível, não tente reparar a máquina — leve-a ao vendedor ou ao fabricante.


Adicionar Comentário