Como tratar pessoa atingida por um raio; cuidados com a trovoada

Se uma pessoa for atingida por um raio, existem boas probabilidades de sofrer apenas os efeitos do choque e queimaduras ligeiras.

No entanto, o raio pode matar se atingir a cabeça e passar através do corpo para a terra e também provocar queimaduras graves, fracturas devidas aos espasmos musculares e ferimentos. Além disso, a roupa pode incendiar-se e os objectos metálicos que a pessoa possa ter consigo, como correntes de relógio e jóias, podem fundir.

Tratamento

Se as roupas da vítima se incendiarem, deite-a no chão imediatamente para afastar as chamas do rosto. Caso contrário, a vítima pode morrer devido às queimaduras ou por falta de ar. Apague as chamas com água ou envolvendo a vítima num casaco de tecido grosso, num cobertor ou numa toalha. Se a vítima está inconsciente, ponha-a na posição lateral de segurança.

Trate as queimaduras arrefecendo-as com água fria, depois tape-as com compressas ou a parte de dentro de um lenço dobrado e prenda com uma tira de pano limpo. Ligue para o 112 e peça uma ambulância com urgência. Mantenha a vítima agasalhada e tranquilize-a até à chegada de auxílio.

raio

Precauções a tomar

Embora não seja provável que um raio o atinja durante uma trovoada, vale a pena tomar algu­mas precauções básicas:

  • Não se abrigue debaixo de árvores altas, especialmente se estiverem isoladas, pois os raios tendem a atingir os pontos mais altos do local.
  • Afáste-se das elevações do terreno, de vedações e estruturas metálicas. Se for surpreendido por uma trovoada num local desabrigado, deite-se ao comprido no chão.
  • Se estiver perto de um objecto alto que possa atrair o raio. sente-se sobre qualquer coisa seca, com os pés juntos sobre o material isolante ou levantados do chão. Encoste os joelhos ao peito, prendendo-os com os dois braços, e não toque no chão com as mãos. Baixe bem a cabeça.
  • Se estiver a conduzir, deixe-se ficar dentro do veículo, pois é um dos lugares mais seguros para se abrigar, porque os pneus actuam como isoladores. Não ande de bicicleta nem de motocicleta nestas condições.

• Procure abrigo em edifícios grandes e evite celeiros e pavilhões ou cabanas isoladas. Se estiver em casa, desligue o televisor na tomada e na antena.


Adicionar Comentário