Planta Medicinal Cavalinha

NOME BOTÂNICO da Cavalinha: Equisetum arvense L.

PARTE da Cavalinha UTILIZADA: Partes aéreas

AÇÃO – INDICAÇÃO – PROPRIEDADE

Diurética, hemostática, remineralizante, sebostática, antiinflamatória, anti-acne, vulnerária, cicatrizante genito-urinário, abrasiva, tonificante e revitalizante.

Uso interno
: Afecções dos brônquios e pulmões, arterosclerose, hipertensão, afecções articulares, hemorragias nasais, renais, menstruação excessiva, enfermidades renais e das vias urinárias, inflamação e edema da próstata, problemas ósseos.

Uso externo: Frieiras, feridas, aftas, úlceras varicosas, tonifica e revitaliza unhas, pele secas e senis. Fitocosmético: acne, queda de cabelos.
Atividade diurética e remineralizante, permitindo a eliminação de substâncias tóxicas. É um diurético suave, com ação reguladora e adstringente do trato genito-urinário, útil em casos de incontinência noturna de crianças. Os taninos são os principais responsáveis por sua ação adstringente, que auxiliam em conjunto com substâncias coagulantes e silício a melhorar os transtornos circulatórios. Atua como hemostático. Age sobre as fibras elásticas das artérias, diminuindo o risco de ateromatose, em pessoas com colesterol, melhora a elasticidade e resistência dos vasos sanguíneos.

A cavalinha atua em casos de inchaço e inflamação da próstata como antiinflamatória.
Ajuda a recuperar a pele e ferimentos pela sua ação vulnerária. Desenvolve certa ação antimicrobiana devido aos flavonóides.

DOSAGEM / MODO DE USAR a Planta Medicinal Cavalinha

Uso interno: Adultos
Decocto ou Infuso a 5%: -diurético: 50 a 200 ml/dia.
Hemostático: até 500 ml/dia.
Extrato fluido em álcool 25%: 1 a 4 ml três vezes ao dia.
Pó: 1 a 2 g/dia, como remineralizante, após às refeições.
2 a 5 g/dia como hemostático.
1 a 4 g três vezes ao dia em forma de infusão ou decocção.
Tintura: 1 colher de café 3 vezes ao dia.
Tintura-mãe: 20 a 50 gotas por dia.
Crianças: metade da dose de adultos.

Uso externo: Creme capilar dermatológico: infuso 5 -10%.
Fitocosmético: Extrato glicólico: xampus, loções capilares, cremes anti-celulite e anti-estrias,  anti-perspirantes e cremes e loções adstringentes: 4 a 6%, podendo-se usar até 10% deste extrato.

plantas-medicinal-cavalinha


2 comentários

  1. Eva Andrusyszyn 18 de Abril de 2012
  2. Antonia Braga 25 de Outubro de 2012

Adicionar Comentário