Como vencer falta de memória, Memória recente VS Memória passada

Memória recente e memória passada. Para não se esquecer de uma memória recente, se possível, repita em voz alta cada nova informação, visualize-a e depois escreva-a.

Print Friendly, PDF & Email

A memória humana conserva de forma diferente a recordação de acontecimentos recentes e passados, e, em geral, é a memória recente que nos deixa ficar mal.

Por exemplo, podemos esquecer rapidamente o nome de alguém que acabou de nos ser apresentado e, no entanto, lembrarmo-nos perfeitamente do nome de uma pessoa que não vemos ou de quem não ouvimos falar há muito tempo. Mas, com a prática, podemos melhorar a memória no seu todo.

Comece por repetir o nome de um conhecimento recente até ele estar firmemente implantado na sua memória. Procedendo assim, impede que qualquer outra informação nova entre no seu espírito e expulse a informação anterior. Se tornar a contactar com esse novo conhecimento, então o seu nome e, possivelmente, o endereço e número de telefone serão transferidos para a memória de acontecimentos passados.

Eis alguns truques que o podem ajudar. Se já se sentiu embaraçado em ocasiões sociais por não recordar nomes e caras, experimente ligar o nome da pessoa a algum aspecto da sua aparência ou da sua personalidade. Por exemplo; o Sr. Rosa usa uma rosa na botoeira? A Aurora levanta-se muito cedo? O Sr. Crespo tem o cabelo muito encaracolado?

Faça uma lista das pessoas com quem contacta profissionalmente e releia-a regularmente, tentando recordar o rosto de cada uma. Além disso, reveja rapidamente, uma ou duas vezes por dia, o que aprendeu pouco tempo antes.

Se possível, repita em voz alta cada nova informação, visualize-a e depois escreva-a. Estas três acções ajudá-lo-ão a transferir a informação para a memória de acontecimentos passados e a conservá-la.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
·
Categorias do artigo:
Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *