Meditação, Relaxar o espírito para combater o «stress»

A prática diária da meditação pode ajudar a baixar a tensão arterial, reduzir o stress e proporcionar uma sensação de bem-estar físico e mental. As pessoas que praticam a meditação afirmam que com ela libertam a mente da torrente de estímulos exteriores, assim como do turbilhão constante dos seus próprios pensamentos, e que quem medita consegue atingir um estado diferente do sono e da vigília normal.

Escolha um local sossegado, onde não haja distracções externas, como televisão, rádio ou música de fundo. Sente-se direito, numa posição confortável.

Feche os olhos e respire regularmente pelo nariz. Depois, relaxe todo o corpo, desde os pés até ao topo da cabeça.

meditacao

Imagine uma paisagem tranquila, um céu azul ou um prado verde, ou concentre-se numa palavra ou numa frase á sua escolha e repita-a em silêncio ou em voz. alta. Se lhe ocorrerem de permeio pensamentos, sentimentos ou sensações que o distraiam, concentre-se simplesmente na palavra ou na imagem que escolheu. Isto pode ser difícil em alturas de stress, mas com a prática os pensamentos e tensões não desejados começam a rarear e, finalmente, desaparecem.

Pratique uma ou duas vezes por dia durante uns 10 a 20 minutos. No fim deste tempo, abra os olhos e fique sentado tranquilamente, durante um minuto ou dois, antes de retomar as suas tarefas diárias.


Adicionar Comentário