Como prevenir e tratar Joanetes

O joanete, tumefacção inofensiva, embora por vezes dolorosa, da articulação do dedo grande do pé, é, na maior parte das vezes, causado pelo uso de sapatos de forma inadequada.

Os joanetes afectam com maior frequência as mulheres na meia-idade, e o uso de sapatos de salto alto com biqueiras pontiagudas agrava a situação. No entanto, quer no caso dos homens, quer no das mulheres, as origens do problema remontam em geral à infância, adolescência ou juventude, se o calçado usado durante períodos não foi bem adaptado. (Os ossos jovens, relativamente frágeis, deformam facilmente sem dor aparente.)

Em casos graves, os joanetes podem ser tratados com uma pequena intervenção cirúrgica, mas, na maior parte dos casos, não é necessário utilizar esse recurso. Compre numa farmácia almofadas de feltro especiais para aplicação sobre o joanete e calce sapatos folgados, de forma apropriada e saltos baixos, para aliviar e eventualmente eliminar a sensação de dor.

Ao primeiro sinal de formação de joanetes, tome as precauções acima indicadas para impedir que eles se desenvolvam. Se isso não resultar, consulte o seu médico.


4 comentários

  1. antonio norberto oliveira pinto 24 de Agosto de 2010
  2. Andréa Medeiros 21 de Abril de 2012
  3. Day Santos 1 de Maio de 2012

Adicionar Comentário