Folifer Ácido fólico + Ferro caracteristicas medicamentos

A dose recomendada é 1 comprimido de FOLIFER por dia.
Os comprimidos devem ser engolidos inteiros, de preferência entre as refeições. Porém,caso se observe intolerância gástrica, recomenda-se tomar o FOLIFER após umarefeição (almoço ou jantar).
A duração do tratamento será estabelecida pelo médico.

Print Friendly, PDF & Email

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO

FOLIFER, 1 mg + 90 mg, comprimido revestido por película.

2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Cada comprimido revestido por película contém:
Ácido fólico 1 mg e Ferro (sob a forma de sulfato ferroso) 90 mg
Excipiente(s): Lactose mono-hidratada: 373 mg
Lista completa de excipientes, ver secção 6.1.

3. FORMA FARMACÊUTICA

Comprimido revestido por película.
Comprimidos revestido por película de cor salmão, circulares e biconvexos, com agravação ?Bial? de um lado e ?FF? no outro.

4. INFORMAÇÕES CLÍNICAS

4.1 Indicações terapêuticas

O FOLIFER está indicado na prevenção e tratamento dos estados de carência em ferro e
ácido fólico na gravidez, no aleitamento e no puerpério.

4.2 Posologia e modo de administração

A dose recomendada é 1 comprimido de FOLIFER por dia.
Os comprimidos devem ser engolidos inteiros, de preferência entre as refeições. Porém,caso se observe intolerância gástrica, recomenda-se tomar o FOLIFER após umarefeição (almoço ou jantar).
A duração do tratamento será estabelecida pelo médico.

4.3 Contra-indicações

Hipersensibilidade ao ácido fólico ou ao ferro ou a qualquer dos excipientes.
Excesso de ferro no organismo (ex. hemocromatose, hemossiderose).
Doentes submetidos a transfusões de sangue repetidas.
Anemia megaloblástica por deficiência de vitamina B12.
Terapêutica parentérica concomitante com ferro.

 

4.4. Advertências e precauções especiais de utilização

FOLIFER contém lactose. Doentes com problemas hereditários raros de intolerância àgalactose, deficiência de lactase de Lapp ou má absorção de glucose-galactose nãodevem tomar este medicamento.
Ainda que rara, existe a possibilidade de reacções de hipersensibilidade ao ácido fólico.
Usar com precaução em caso de doenças gastro-intestinais agudas.
Esta associação não deve ser usada na profilaxia das malformações do tubo neural emmulheres que planeiam uma gravidez. Também não deve ser utilizada como tratamentodas anemias megaloblásticas: no caso da deficiência de ácido fólico, as doses reduzidasdeste micronutriente na associação não são suficientes para o seu tratamento; no caso daanemia perniciosa o ácido fólico presente no FOLIFER pode mascarar o diagnóstico aomelhorar as manifestações hematológicas enquanto se agravam as manifestaçõesneurológicas do défice de Vitamina B12. Quando as preparações de ferro sãoadministradas por via oral é frequente aparecem fezes de coloração verde escura oupretas. Isto deve-se à presença de ferro não absorvido e não é nocivo.

4.5. Interacções medicamentosas e outras formas de interacção

TETRACICLINAS: O sulfato ferroso pode interferir com a absorção digestiva dastetraciclinas e vice-versa. Portanto estes medicamentos devem ser tomados com umintervalo de 2-3 horas.
QUINOLONAS: o sulfato ferroso interfere com a absorção das quinolonas
(ciprofloxacina, norfloxacina, ofloxacina) levando a diminuição das concentraçõesséricas e urinárias destes antibióticos. Portanto estes medicamentos devem ser tomadoscom um intervalo de 2 horas.
TIROXINA: Nos doentes com necessidades de tratamento com tiroxina podem surgirsinais de hipotiroidismo (o sulfato ferroso e a tiroxina formam um complexo insolúvelque leva à diminuição da absorção da tiroxina).
PENICILAMINA: O ferro também diminui o efeito cuprurético da penicilamina,provavelmente por levar à diminuição da sua absorção. Portanto deve decorrer umintervalo de 2 horas entre a ingestão da penicilamina e do ferro.
ANTIÁCIDOS: O uso concomitante de antiácidos diminui a absorção do ferro.
CLORANFENICOL: Em doentes medicados com cloranfenicol pode haver atraso naresposta à terapia com ferro. A administração concomitante de ácido fólico ecloranfenicol em doentes com carência em folatos pode dar origem a uma respostahematopoiética antagónica ao ácido fólico.
ÁCIDO ASCÓRBICO: O ácido ascórbico aumenta a absorção do ferro.
FENITOÍNA: Em doentes epilépticos a fazer tratamento com fenitoína, osmedicamentos contendo ácido fólico podem aumentar o metabolismo da fenitoína,reduzindo as suas concentrações séricas e aumentando a frequência das convulsões.
METILDOPA: O sulfato ferroso reduz a absorção, afecta o metabolismo da metildopa,e pode reduzir o seu efeito hipotensor.

Vários alimentos e suplementos vitamínicos podem diminuir a absorção de ferro: chá,café, leite, cereais, suplementos de cálcio e medicamentos contendo bicarbonato,carbonatos, oxalatos ou fosfatos.

4.6. Gravidez e aleitamento

O uso da associação de sulfato ferroso e ácido fólico durante a gravidez e aleitamento érecomendado. A deficiência destes dois nutrientes é muito comum nestas situações, eportanto recomenda-se a sua prevenção com FOLIFER.

4.7. Efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas

Os efeitos de FOLIFER sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas são nulosou insignificantes.

4.8. Efeitos indesejáveis

Muito frequentes (>1/10); Frequentes (>1/100, <1/10); Pouco frequentes (>1/1,000,
<1/100); Raros (>1/10,000, <1/1,000); Muito raros (<1/10,000), incluindo relatosisolados.
Doenças gastro-intestinais: Frequentes: dor abdominal, pirose, náusea, vómitos,obstipação ou diarreia (relacionados com a ingestão de ferro). Fezes escuras
(relacionadas com a excreção de ferro).
Doenças do sistema imunitário: Raros- Reacções alérgicas, especificamentebroncospasmo, eritema, rash cutâneo ou prurido.

4.9. Sobredosagem

A sobredosagem com FOLIFER é rara em adultos mas pode ocorrer com crianças. Atoxicidade da ingestão maciça está relacionada com a sobredosagem de ferro. Ossintomas iniciais estão relacionados com a irritação por contacto da mucosagastrintestinal: náuseas, vómitos, diarreia, dor epigástrica, hematemeses e rectorragias.
Esta situação pode evoluir, numa fase posterior, para hipotensão, coma, necrosehepatocelular e insuficiência renal.
Para reduzir a absorção está indicada a lavagem gástrica com bicarbonato de sódio a 1%e recomenda-se a monitorização do doente. Nos adultos, pode usar-se uma solução demanitol ou sorbitol para estimular o esvaziamento intestinal. A deferroxamina
(mesilato) é um quelante de ferro que liga os iões férricos aos grupos 3-hidroxâmicos damolécula sendo eficaz quando administrado precocemente no tratamento da intoxicaçãoaguda. Nos casos mais graves pode ser necessária terapêutica de suporte ventilatório ehemodinâmica.

5. PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS

5.1. Propriedades farmacodinâmicas

Grupo farmacoterapêutico: Compostos de ferro.
Código ATC: B03A D03
O FOLIFER contém, como substâncias activas, dois importantes micronutrientes ? oferro e o ácido fólico. O ferro que se encontra na forma de sulfato ferroso é libertadolentamente a partir do núcleo do comprimido, enquanto o ácido fólico presente norevestimento é de libertação mais rápida.
O ião ferro é indispensável para a síntese da hemoglobina e mioglobina ? compostosnecessários ao transporte e utilização de oxigénio. O ferro entra também na composiçãode um grande número de enzimas implicadas na transferência de energia, de que sãoexemplo a citocromoxidase, a xantinoxidase e a succinato desidrogenase.
O ácido fólico é uma vitamina indispensável a numerosas reacções metabólicasessenciais à vida, tais como a síntese de purinas, síntese de nucleotídeos pirimidínicos,interconversão de aminoácidos (serina em glicina, histidina em ácido glutâmico,homocisteína em metionina).
O ferro e o ácido fólico são, essencialmente, dois factores necessários em fasessucessivas da hematopoiese.

5.2. Propriedades farmacocinéticas

A absorção de ferro decorre ao longo de todo o tracto gastro-intestinal,predominantemente no duodeno e parte proximal do jejuno, e é minimizada à medidaque progride distalmente. É influenciada por diversos factores, nomeadamente a doseadministrada, as reservas de ferro, o ritmo da eritropoiese, o conteúdo de ferro presentena dieta, e a forma pela qual é administrado (o sulfato de ferro é o sal que apresentamelhor biodisponibilidade). Nos indivíduos saudáveis são absorvidos aproximadamente
5 a 15% do ferro existente na dieta e cerca de 60% nos indivíduos com deficiência emferro. Porém a absorção de ferro fica reduzida quando este é administrado com algunsalimentos e medicamentos.
A absorção do ferro diminui quando as reservas de ferro são elevadas. Um indivíduosaudável pode controlar a absorção GI do ferro, mesmo quando administrado em doseselevadas, mas isto não ocorre nos indivíduos com o genótipo de hemocromatose.
Após a administração oral, o ferro passa através das células da mucosa GI directamentepara o sangue e liga-se imediatamente à transferrina. A transferrina, uma glicoproteína
?1-globulina, transporta o ferro até à medula óssea onde é incorporado na hemoglobina,durante a hematopoiese.
A semivida do sulfato ferroso é de aproximadamente 6 horas. O metabolismo do ferroocorre num sistema virtual fechado. Apenas uma pequena quantidade de ferro éexcretado e a maior parte do ferro libertado pela destruição da hemoglobina éreutilizado pelo organismo.
A excreção diária de ferro nos indivíduos saudáveis e de apenas 0,5 ? 2 mg.
O ácido fólico é rapidamente absorvido pelo tracto gastro-intestinal, principalmente naparte proximal do intestino delgado. Os poliglutamatos, formas naturais de folatos, sãohidrolizados enzimaticamente no tracto gastro-intestinal para a forma de

monoglutamatos de ácido fólico, antes da sua absorção. A mucosa do duodeno e partesuperior do jejuno são ricas em di-hidrofolato reductase, capaz de realizar a metilaçãodos folatos reduzidos que são absorvidos. Após a administração oral, o pico plasmáticomáximo é alcançado entre 30 e 60 minutos. A concentração plasmática normal defolatos varia entre 0,005-0,015 microgramas/ml. Geralmente, as concentraçõesplasmáticas inferiores a 0,005 microgramas/ml indicam carência em folatos econcentrações inferiores a 0,002 microgramas/ml originam anemia megaloblástica.
O ácido tetra-hidrofólico e seus derivados são distribuídos a todos os tecidos doorganismo; o fígado contém cerca da metade do total das reservas de folatos. Os folatosconcentram-se activamente no LCR, com concentrações normais de aproximadamente
0,016-0,021 microgramas/ml. O ácido fólico é uma vitamina hidrossolúvel docomplexo B, e a via renal é a sua principal via de eliminação, não se produzindoacumulação no organismo. Após a administração oral de uma dose única de 0,1 a 0,2mg de ácido fólico a adultos saudáveis, apenas aparecem na urina traços de ácido fólico.
Quando se ultrapassa a reabsorção tubular renal máxima, após administração de dosessuperiores às necessidades diárias, o excesso de folatos é eliminado intacto na urina.
Diariamente perdem-se cerca de 0,05 mg das reservas normais de folatos no organismomediante excreção urinária e fecal.

5.3 Dados de segurança pré-clínica

Os dados não clínicos não revelam riscos especiais para o ser humano, segundo estudosconvencionais de farmacologia de segurança, toxicidade de dose repetida,genotoxicidade, potencial carcinogénico e toxicidade reprodutiva.

6. INFORMAÇÕES FARMACÊUTICAS

6.1. Lista de excipientes

Amido de milho, lactose mono-hidratada, povidona, talco, ácido cítrico anidro,estearato de magnésio, Eudragit RLPO, Opadry OY-S-33019.

6.2. Incompatibilidades

Não aplicável.

6.3. Prazo de validade

2 anos.

6.4. Precauções especiais de conservação

Não conservar acima de 25ºC. Conservar na embalagem de origem.

6.5. Natureza e conteúdo do recipiente

Strip de Alu/PE ou blisters de Alu/Alu. Cada caixa contém 20 ou 60 comprimidos.
É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.

6.6. Precauções especiais de eliminação

Não existem requisitos especiais.

7. TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

Bialport ? Produtos Farmacêuticos, S.A.
À Av. da Siderurgia Nacional
4745-457 S.Mamede do Coronado – Portugal

8. NÚMERO(S) DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

Embalagem de 20 comprimidos – 9689505
Embalagem de 60 comprimidos – 9689513

9. DATA DA PRIMEIRA AUTORIZAÇÃO/RENOVAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO DE
INTRODUÇÃO NO MERCADO

Data da primeira autorização:15 Setembro 1988
Data da renovação:

10. DATA DA REVISÃO DO TEXTO

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · · ·
Categorias do artigo:
Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *