Droga, como identificar e ajudar um consumidor

Os sintomas da toxicomania no seu estádo inicial são dificilmente identificáveis, pois são muito pouco visíveis.

Print Friendly, PDF & Email

Os sintomas da toxicomania no seu estádo inicial são dificilmente identificáveis, pois são muito pouco visíveis. Mas se suspeita de que uma pessoa da sua família ou com quem trabalha está a consumir drogas, pode procurar certos sinais que denunciam a toxicomania, tais como a posse de comprimidos, cápsulas, pó, sementes, tabaco de cor castanho-esverdeada (Marijuana), cigarros de fabrico caseiro e seringas lúpodermicas. O fumo aromático da cannabis entranha-se nos estofos, cortinas e na roupa, e o cheiro persiste num quarto sem ventilação.

Comportamento

O primeiro sintoma de consumo de droga é frequentemente uma alteração de comportamento. A mudança de amigos, atitudes, maneira de vestir, disposição, interesses, pontualidade e resultados na escola ou no trabalho são alguns dos simonías que podem sugerir o consumo de droga.

Saúde e aspecto exterior

A ressaca depressiva que se segue à ingestão de estimulantes pode ser acompanhada de uma tosse seca, sede e cieiro em redor dos lábios.

O abuso de sedativos pode ser acompanhado de falta de equilíbrio, tremores, confusão e ate coma. A intoxicação causada por sedativos assemelha-se frequentemente à embriaguez. Além dos efeitos sedativos que provocam, os opiáceos contraem as pupilas dos olhos.

Os fumadores de cannabis tornam-se apáticos e sonolentos. Por vezes, registam um aumento de apetite e apresentam olhos vermelhos.

Um indivíduo que tome LSD pode parecer desorientado ou rir nervosamente, vivendo num mundo próprio. Como, no entanto, o consumidor de LSD se controla normalmente, um observador desprevenido pode não compreender que ele se encontra com alucinações. Alguém que vivencie uma «má viagem» causará normalmente a impressão de estar aterrorizado com visões de pesadelo.

Sintomas a longo prazo

Marcas de picadas no lado de dentro do cotovelo são prova evidente de que o indivíduo se injecta. Tais marcas são sinal de uma dependência profundamente enraizada.

Em geral, o consumidor habitual torna-se preguiçoso e irresponsável, podendo negligenciar a sua alimentação e a própria pessoa. Pode parecer viver num outro planeta e assumir atitudes misteriosas.

Tratamento e reabilitação

Um dos factores mais importantes a ter em conta no tratamento do abuso de drogas é um diagnóstico precoce. Numa fase inicial, uma experiência ou um consumo ocasional podem naturalmente não evoluir e o consumidor reagir positivamente a medidas simples, tais como uma discussão do problema com um interlocutor devidamente informado. Quanto mais prolongado for o período de consumo, mais se desenvolve a tolerância e a necessidade do aumento progressivo das doses. A dependência instala-se e uma redução da dose habitual é suficiente para aparecerem os sintomas de privação. Para que tal não aconteça, o consumidor tenta manter o consumo habitual e regular as doses necessárias para se «sentir bem».

Quando não consegue obter a substância da qual depende, tenta minimizar os efeitos da «carência», consumindo outras drogas (sedativos, cannabis, analgésicos potentes). Progressivamente, a sua vida vai-se organizando cada vez mais em função da droga. Isola-se. afasta-se dos amigos, perde o interesse pelos estudos ou pelo trabalho e vive para a droga e em função desta.

Para se abastecer, tem frequentemente de praticar vários delitos (roubos, assaltos, prostituição, pequeno tráfico).

Leva a maior parte do dia a tentar obter os meios para adquirir a droga que «precisa» de consumir.

O tratamento e a reabilitação sao uma tarefa difícil e complexa. Para iniciar um projecto terapêutico, é necessário que o toxicodependente deseje e esteja Interessado em libertar-se da droga.

Cabe aos técnicos de saúde, à família e aos amigos encorajá-lo a aderir e a participar no tratamento.

Tratar a dependência física é fácil e geralmente não oferece grandes dificuldades. Uma medicação adequada sob orientação médica proporciona uma desintoxicação sem «sofrimento» físico.

droga

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · · ·
Categorias do artigo:
Saúde

Comentários

  • essa materia é legal para aprender a se cuidar antes de conhecer seus amigos

    juliano 16 de setembro de 2010 11:47 Responder
  • ajude a combater o crack e vença o trafico

    marcelo 8 de dezembro de 2010 19:41 Responder
  • Todas estas intenções acima referidas são bem vindas, demonstram que alguém esta preocupado e se interessa por aqueles que cairam num vício terrível, que domina completamente a mente. Mas não estão a fazer as coisas bem, pois ainda que com toda a ciência, dinheiro e boa vontade disponivel não conseguem entender que a droga, tal como o alcool, e outro qualquer vício NÃO É UM PROBLEMA FÍSICO, MAS SIM UM PROBLEMA ESPIRITUAL, ímpossivel de ser resolvido com medicação e terapias. Não conheço ninguém que não se trate hoje e não caía amanhã [passado um tempo], porque lhe falta DEUS. É só possivel com a Palavra de DEUS, movidos em fé, é Ela que limpa o coração e a mente, tira tudo o que lá esta e põe coisas novas. Se houvesse mais entendimento Espiritual e menos livros de sabedoria humana em centros não cristãos, venciamos o problema da droga e outros de uma forma inacreditavel, á maneira de DEUS, e acrescentava-se as pessoas um Conhecimento [Jesus Cristo] sólido para a suas vidas futuras. Estão a fazer tudo mal porque confiam em si próprios, não crêm em DEUS, não confiam, e não põem nas suas mãos, e são uns tolos a ganhar dinheiro sem saber aplica-lo, sem resultados em long time, sem nada porque estão vazios e não percebem. Perdem tempo e boas intenções.

    Eugénio 21 de fevereiro de 2011 18:47 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *