Dores de cabeça, Como encontrar alívio para uma dor de cabeça

Em muitos casos, as dores de cabeça têm origem nos músculos do couro cabeludo, testa e pescoço e desencadeiam-se após períodos de concentração intensa, condução automóvel ou ansiedade.

Print Friendly, PDF & Email

Em muitos casos, as dores de cabeça têm origem nos músculos do couro cabeludo, testa e pescoço e desencadeiam-se após períodos de concentração intensa, condução automóvel ou ansiedade.

Essas dores de cabeça raramente se prolongam por mais de algumas horas, se bem que algumas pessoas continuem a sentir-se tensas durante mais algum tempo depois de a dor ter passado.

Para aliviar a dor, é necessário relaxar os músculos tensos; se possível, repouse numa sala escura. Ou relaxe tomando uma chávena de chã com um amigo. Uma massagem ou a aplicação de uma compressa quente na testa ou na base do crânio podem ter também um efeito benéfico. Se não for possível adoptar alguma destas medidas ou não resultarem, tome um analgésico fraco na dose indicada na embalagem.

Dores de cabeça frequentes

Toda a gente tem uma dor de cabeça de vez em quando, se bem que algumas pessoas sejam mais propensas a tê-las do que outras. Mas se lhe parece que está a ter dores de cabeça com invulgar frequência, tente descobrir a causa e eliminá-la.

A ansiedade e o excesso de trabalho são causas frequentes das dores de cabeça. Procure reduzir a sua sobrecarga de trabalho e modificar o seu estilo de vida a fim de reduzir a tensão. Faça exercício ou caminhe ao ar livre.

Casos em que deve consultar o médico

Consulte imediatamente um médico se a dor de cabeça for acompanhada de sonolência ou se seguir a um traumatismo craniano, ou se começar a sentir de repente uma dor de cabeça muito intensa.

Consulte rapidamente um médico nos seguintes casos:

  • Quando a dor de cabeça não melhora ao fim de dois ou três dias.
  • Quando se agrava com a tosse ou os movimentos da cabeça e persiste durante mais de três dias.
  • Quando é acompanhada por outros sintomas, como rigidez da nuca ou do pescoço, perturbações visuais ou vómitos.
Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · ·
Categorias do artigo:
Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *