Como tratar a pele

São inúmeros os problemas que atingem a nossa pele. Ve­jamos alguns remédios naturais eficazes no tratamento de avermelhamentos, dermatoremédioses, eczemas, erupções, impetigo, prurido e irritações.

Avermelhamento
Para os avermelhamentos causados pela ação do vento e do sol, misturar um copo duplo de suco de agrião com 10 gotas de essência de amêndoas amargas (encontrada nas farmácias homeopáticas). Aplicar o preparado sobre as re­giões afetadas.

Eczemas
Cozinhar em fogo brando 15 g de raízes de alcaçuz, 20 g de raízes de genciaria, 20 g de raízes de salsa-parrilha, 50 g de raim de bardana, 50 g de raízes; de gramínia, 150 g de raízes de dente-de-leão em três litros de água. Quando a mistura estiver fria, coar e beber uma xícara pela manhã, ainda em jejum, uma no meio da tarde e outra antes de se
deitar.

Irritações
Ferver algumas folhas de alface em pouca água, por apro­ximadamente 5 minutos. Deixar esfriar um pouco e juntar as folhas com azeite de oliva, em seguida colocar sobre uma gaze fina e aplicar sobre a região afetada para conter a inflamação.

Impetigo
Ferver 10 g de folhas de nogueira (podem ser secas ou frescas), em 0,30 litro de água, adicionando 6 g de ácido bórico em pó (encontrado nas farmácias). Esperar esfriar e coar. Depois, ensopar um chumaço de algodão e passar delicadamente sobre as regiões atingidas pelo problema.

Dermatoses, eczemas e erupções cutâneas
Colocar algumas folhas de amoreira, previamente lavadas, numa panela com duas colheres de sopa de água. Aquecer até que todo o líquido evapore. Colocar as folhas sobre uma gaze, espremendo para sair o líquido. Em segui­da, aplicá-las, quentes, sobre a região atingida. Deixar a compressa sobre a pele até esfriar, renovando-a pelo me­nos duas vezes ao dia. É importante que esteja sempre quente.

Prurido
Esmagar alguns ramos frescos de hortelã e aplicar sobre a região afetada na forma de cataplasma. Este remédio é útil sobretudo quando o prurido é causado pela picada de algum inseto.

Queimaduras de sol
Ralar uma batata-crua e fazer uma compressa sobre a queimadura. Repetir a aplicação duas a três vezes ao dia. Existe também um óleo especial de nogueira, vendido nas farmácias e perfumarias, que serve para manter o bronze­ado e proteger a pele contra as queimaduras do sol.

Pele oleosa
Misture uma colher de iogurte natural com uma colher de aveia. Aplique no rosto, deixando agir por 15 minutos. Lave com água morna. Se preferir, corte um pepino e bata no liquidificador com um pouco de água e suco de limão. Acres­cente ainda uma xícara batida em neve. Aplique e deixe secar sobre o rosto. Depois lave com água morna, delica­damente.

Pele ressecada
Quando a pele das mãos e lábios estiver ressecada, aplique um pouquinho de óleo de dendê.

Pele seca
Bata no liquidificador 1/4 de um abacate médio com uma colher de óleo de amêndoas. Aplique no rosto limpo e seco, deixe agir por alguns minutos e lave com água e sabão neutro.

Poros abertos
Fazer uma papa com açúcar e limão. Esfregar delicada­mente no rosto e enxaguar utilizando um sabonete neutro.


Adicionar Comentário