Como reconhecer, tratar e evitar o Sarampo

O sarampo é uma doença altamente contagiosa que ocorre principalmente na infância e que se propaga por con­tacto directo. O período de incubação é normalmente de 12 dias, mas pode ir de 5 a 15 dias. Os primeiros sintomas são uma subida de temperatura, tosse seca e irritante, pequenos pontos brancos no interior das bochechas e olhos verme­lhos e doridos, podendo surgir 1 a 4 dias antes do aparecimento do exan­tema, que se caracteriza por manchas cor-de-rosa-acastanhadas e ligeiramente salientes que começam atrás das orelhas e se espalham por todo o corpo por volta do quarto dia de doença.

Tratamento:

Chame o médico assim que suspeitar de sarampo e mantenha a criança na cama. Dê uma grande quanti­dade de bebidas frescas mesmo que a criança se recuse a comer. A criança pode sentir um grande mal-estar durante alguns dias.

Por vezes, surgem complicações nos ouvidos — otite média — ou pul­mões — pneumonia. Se existirem, o médico receitará provavelmente antibió­ticos e medicamentos para baixar a febre.

A doença pode prolongar-se por 5 a 7 dias após o aparecimento das man­chas. De um modo geral, a cura é com­pleta.

Prevenção:

A vacinação constitui a melhor protecção e é eficaz em 95% dos casos. Os médicos, na sua maioria, recomendam a vacinação quando as crianças completam 1 ano (até esta idade elas possuem uma imunidade natural a esta doença).


3 comentários

  1. Joyce Sanderson 2 de Fevereiro de 2013
  2. Alicy 31 de Março de 2014
  3. Eduardo Lopes 3 de Março de 2015

Adicionar Comentário