Dicas para tratar queimaduras de sol

Quem não gosta de ir à praia ou deliciar-se com uma agradável tarde a apanhar sol?

O sol traz muitos benefícios para a nossa saúde, mas como com tudo na vida, quando em excesso acaba por tornar-se prejudicial.

Seguem-se algumas dicas para tratar queimaduras de sol.

 

queimadura-solar

 

  • Protetor solar – A sua primeira linha de defesa contra queimaduras solares é mesmo a prevenção. A aplicação de um protetor solar pode parecer, à primeira vista, uma tarefa simples e para a qual não é necessário grande sabedoria. No entanto, ficaria surpreendido se lhe disséssemos que muitas pessoas não o fazem da melhor forma. O protetor solar deve ser aplicado pelo menos 20 minutos antes de iniciar a exposição solar, de forma a que a pele possa absorver bem o produto. Lembre-se ainda que a aplicação do protetor solar não deve ocorrer uma única vez, mas sim várias vezes ao dia, a cada 2 horas e sempre que sair da água.
  • Rehidratar– Beba bastantes líquidos para repor os fluídos perdidos no processo de transpiração. Passe também na pele, gentilmente, uma esponja molhada em água, pois irá aliviar a dor da queimadura e hidratar a pele. Se a queimadura solar envolve uma grande área do seu corpo, então aconselhamos que tome mesmo um banho de água morna para acalmar a sensação desagradável da queimadura. Evite a ingestão de bebidas alcoólicas, pois estas ainda o vão desidratar mais.
  • Dê atenção à sua pele -Aconselhamos que passe na pele um hidratante ou loção corporal depois da exposição solar. À venda até poderá encontrar loções específicas para queimaduras solares. Estes produtos costumam conter na sua composição ingredientes como aloe vera, uma planta cujas propriedades ajudam a acalmar e suavizar a pele, ao mesmo tempo que diminuem a irritação provocada pela queimadura.
  • Analgésicos – Se nada parece aliviar a dor causada pela queimadura, você pode sentir a necessidade de recorrer à toma de analgésicos para ajudar com os sintomas. No caso de dúvidas, consulte sempre um profissional de saúde.
  • Não coçar! – Sabemos que a tentação é muita e que a queimadura é desconfortável e faz comichão, mas coçar só vai agravar o problema. Se sentir demasiada comichão ou irritação recorra a um cubo de gelo ou água fria para atenuar a sensação de desconforto.
  • Iogurte – Pode parecer estranho, mas experimente a colocar um pouco de iogurte natural em cima da queimadura. O iogurte irá ajudar a acalmar o desconforto. Funciona excecionalmente bem quando usado bem frio.

Alguns horários não são de todo aconselhados para exposição solar excessiva, pois o sol está muito forte e é prejudicial para a sua saúde e pele, ainda que esteja protegido, podendo levar a dolorosas queimaduras de sol. A altura mais segura é mesmo de manhã, até às 11 horas, ou ao final da tarde, a partir das 17horas. Use um protetor solar com um mínimo de fator 15, mesmo com o céu nublado.


One Response

  1. Armando 4 de Junho de 2015

Adicionar Comentário