DICAS DE SAÚDE

O termo “saúde” vem do latim salus é o estado de completo desenvolvimento físico, mental e social, não meramente a ausência de infeção ou doença, podendo ser definida com o nível de eficiência funcional ou metabólica de um organismo. Assim, o que há a fazer é cuidarmos melhor da nossa saúde.

Confira já de seguida algumas dicas de saúde que poderá aplicar na sua vida e quotidiano.

Alpista

A alpista, essa humilde planta que serve de alimento para muitos pássaros, é uma fonte de benefícios para a saúde humana. Esta semente é nativa das regiões mediterrânicas. Apesar do seu pequeno tamanho, é uma semente com muitas propriedades, já que tem uma boa carga enzimática e de proteínas, bem como de carbohidratos e minerais.

De facto, a enzima da lipose ajuda a decompor as gorduras e isso, juntamente, com a sua carga de proteínas torna-a um suplemento dietético que pode ajudar a diminuir a sensação de fome e promover a diurese.

Picadas de mosquito

Os mosquitos tigre são especialmente ativos com a chegada do calor, altura em que as suas picadas são muito frequentes. Aproveite para conhecer repelentes naturais para combater estas incómodas picadas de uma espécie muito resistente de mosquitos. Facto de interesse é que são as fémeas que nos picam e, uma vez que o fazem, descansam, por isso não nos damos conta, numa só noite, que nos podem picar várias vezes.

Uma das primeiras dicas de saúde para tratar destas picadas é usar um pouco de gelo, envolto num pano, um acumulador de gelo, como os utilizados para os refrigeradores de camping, ou uma lata de refrigerante bem fresca. Coloque sobre a picada, para aliviar a dor e sensação de coceira. O sabão, por seu lado, também é eficaz, pois com algumas gotas de água, basta emulsionar um pouco em água e colocar sobre a ferida, cobrindo-a com uma compressa esterilizada.

As bolsas de chá também podem ser eficazes. Coloque uma bolsa de chá quente sobre a picada. Primeiro, deixe repousar o líquido e, em seguida, aplique sobre a picada com uma gaze.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio também pode ser um grande amigo. Misture várias colheres de bicarbonato com uma de água, até formar uma pasta e depois coloque-a sobre a picada com a ajuda de uma gaze.

Salsa

Para mais dicas de saúde, atentemos na salsa. É uma planta herbácea que ajuda a purificar os nossos órgãos vitais. Graças às suas propriedades, a salsa pode converter-se em aliado para tratamento de hipertensão, na ajuda para pessoas que sofrem de osteoporose e também é um poderoso antioxidante, pelo que se revela num tratamento natural para limpar os rins. Isto deve-se às suas propriedades diuréticas, que permitem o tratamento dos problemas renais, estimulando a função renal.

É  rica emvitaminas e minerais como cálcio, fósforo, ferro e enxofre. Graças ao seu alto teor de ferro que é recomendada para as pessoas com anemia, anorexia ou que sofram de fadiga, fraqueza e cansaço.

 

Dicas de saúde


Adicionar Comentário