Como aliviar a Congestão Nasal

O nariz, tapado esta geralmente associado a uma Vulgar constipação e melhorará por si quando esta passar. Consulte um médico se a situação persistir mais de duas a quatro semanas ou existir fluxo nasal raiado de sangue ou amarelo-esverdeado.

As farmácias vendem medicamentos anti-congestivos — aplicados em gotas ou por meio de nebulizadores — para destapar o nariz obstruído por muco. Muitos são vendidos sem receita médica, mas nunca os use para tratar os seus filhos sem o conselho de um médico.

Também os adultos devem usar de prudência, pois os anti-congestivos os podem, a longo prazo, afectar os tecidos delicados do nariz e produzir em algumas pessoas efeitos Secundários, como tonturas. São perigosos se ministrados simultaneamente com alguns outros medicamentos. Se tiver dúvidas, aconselhe-se com o seu farmacêutico ou o seu médico. Como regra geral, não os use durante mais de 10 dias.

Assoar o nariz é o processo mais óbvio de conseguir alívio: carregue numa narina e deixe sair o ar, suave mas firmemente, pela outra. Não se assoe com demasiada força, pois poderá lesar um tímpano ou provocar uma HEMORRAGIA nasal.

atchim

As inalações de vapor podem ser benéficas. Adquira um bálsamo tradicional ou um preparado farmacêutico, que contêm em geral eucalipto! ou mentol ou ambos. De acordo com as instruções, deite água a ferver sobre o medicamento numa bacia ou tigela e deixe arrefecer ligeiramente.

Estenda uma toalha por cima da cabeça para reter os vapores, ponha o rosto sobre a bacia e aspire os vapores. Nunca inale os vapores de água a ferver, que podem lesar os tecidos do aparelho respiratório

Também pode aliviar o entupimento se respirar ar ligeiramente humidificado. Pulverize de vez em quando o seu quarto com água de um vaporizador (do género usado para borrifar plantas); adapte humidificadores aos irradiadores do aquecimento central, ou coloque junto deles um recipiente largo e pouco fundo com água fria, ou compre um humidificador.


Adicionar Comentário