Como usar ligaduras de suporte quando possuir um braço partido ou uma mão magoada

Depois de tratada uma lesão no tórax, numa das mãos ou num braço, utilize uma ligadura de suporte para amparar a zona lesada. Se tiver de ligar um braço, certifique-se de que as unhas dos dedos não se tornam azuladas; se tal acontecer, alargue um pouco a ligadura antes de colocar a ligadura de suporte. As ligaduras de suporte são geralmente feitas a partir de um lenço triangular. Mas pode utilizar qualquer pedaço de pano com 1 m2 dobrado ou cortado em diagonal.

Ligadura de suporte para braço

Este tipo de ligadura só é eficaz se a vítima puder sentar-se ou ficar de pé. Diga à vítima que ampare o braço lesado com a mão. Coloque um lenço triangular aberto entre o peito e o antebraço, com a ponta bem esticada para além do cotovelo. Passe a extremidade superior pelo ombro do lado ileso para o lado lesionado. Passe a extremidade do lenço sobre a mão e o antebraço da vítima e ate-a acima da clavícula. Prenda o vértice do lenço junto do cotovelo com um alfinete ou torça-o e meta-o para dentro.

Ligadura de elevação

Utilize este tipo de ligadura se for necessário elevar uma das mãos para controlar uma hemorragia, em caso de fractura de clavícula ou para lesões complicadas do tórax. Serve também para sustentar um braço de uma vítima que não possa ficar sentada ou em pé. Levante a mão do lado lesionado de maneira que repouse no ombro oposto. Coloque uma das pontas da ligadura sobre o ombro do lado ileso, com a outra ponta bem esticada para além do cotovelo. Empurre cuidadosamente as bases do triângulo para baixo e passe a outra extremidade da ligadura para as costas da vítima no lado lesionado. Ate as duas extremidades no ombro do lado não lesionado. Dobre a terceira ponta sobre o cotovelo e prenda-a com um alfinete ou adesivo, ou então enrole-a e meta-a para dentro de modo a ficar bem segura.

Ligaduras de suporte improvisadas

Se não dispuser de um lenço triangular, pode improvisar uma ligadura de suporte. Utilize uma gravata, um lenço ou uma ligadura de rolo. Enrole a tira de pano uma vez à volta do punho do braço lesado da vítima ou faça uma laçada em volta do punho. Passe a extremidade sobre o ombro do lado ileso. Em seguida, passe a outra extremidade em volta do pescoço. Ate as pontas acima da clavícula do lado ileso, deixando a mão um pouco acima do cotovelo, ou, no caso de lesões do antebraço ou da mão, à altura do ombro. Em alternativa, dobre a aba inferior do casaco da vítima e prenda-a firmemente com alfinetes à parte superior do casaco ao nível do peito. Pode ainda colocar a mão da vítima para dentro do casaco, abotoado ao nível do peito, sustentada por um botão ou um fecho de correr.



Adicionar Comentário