Como usar as ligaduras em caso de ferimentos ou lesões

Nas emergências médicas, as ligaduras têm três utilidades diferentes: fixam as compressas sobre os ferimentos, impedindo a penetração da sujidade e germes, mantêm uma certa pressão sobre o ferimento, reduzindo a hemorragia, e suportam ou imobilizam uma parte lesionada do corpo. Deverá ter no seu estojo de primeiros socorros ligaduras de rolo dos diferentes tipos — gaze, crepe e elásticas.

Ligar uma ferida pequena

Numa ferida que não esteja a sangrar abundantemente, pode utilizar um penso rápido. Limpe e seque a ferida e escolha um penso que tenha uma gaze suficientemente grande para cobrir toda a ferida. Substitua-o sempre que necessário.

Ligar uma ferida profunda

Se uma ferida profunda estiver a sangrar abundantemente, aplique uma compressa esterilizada segura por uma ligadura. Ou então improvise uma utilizando, por exemplo, um lenço de assoar limpo, segurando firmemente no local com uma ligadura. Existem ligaduras de diferentes larguras para fins distintos: 2,5 cm para os dedos das mãos e dos pés; 5 cm para as mãos; 6,5 cm para os braços; 7,5 ou 9 cm para as pernas, e 10 ou 15 cm para o tronco. Comece a ligar duas ou três voltas abaixo da ferida, mantendo uma pressão regular, e acabe duas ou três voltas acima. Prenda a ligadura com um alfinete de segurança. Se não o tiver, deixe cerca de 25 cm de ligadura solta e corte-a ao meio no sentido do comprimento. Dê um nó com as duas pontas na base do corte e em seguida passe as duas pontas em volta e ate-as com um nó direito (ponta direita sobre a esquerda e depois sobre aquela). Se a ferida tiver um corpo estranho alojado, não o retire, pois pode estar a servir de tampão. Aplique um penso em rodilha. Para fazer um penso em rodilha, enrole uma ligadura estreita, ou uma «gravata estreita», uma ou duas vezes em volta dos seus dedos para fazer uma argola. Enroletoda a outra extremidade, passando por dentro da argola, até obter um penso que lhe permitirá evitar a pressão sobre o corpo estranho. Se for possível, mande alguém chamar uma ambulância enquanto trata uma ferida grave ou então, quando acabar o tratamento de emergência, leve a vítima ao serviço de urgência do hospital mais próximo.

Como fazer uma ligadura de emergência

Utilize um quadrado de tecido branco limpo dobrado em diagonal. Dobre-o; torne a dobrá-lo se quiser obter uma ligadura mais estreita.

Como aplicar uma ligadura tubular

Corte uma ligadura tubular com o dobro do tamanho do dedo. Coloque o aplicador sobre o dedo e enfie a ligadura. Retire-o do dedo juntamente com uma das extremidades da ligadura e rode-o para torcer a ligadura. Empurre de novo o aplicador sobre o dedo, desenfiando a ligadura à medida que avança.

Como ligar uma entorse

Ampare a articulação com uma ligadura de crepe aplicada em forma de 8 à volta de ambos os lados da articulação. No entanto, se a dor for forte, recorra à assistência médica.


Adicionar Comentário