Como tratar verrugas

As verrugas podem tornar-se um problema muito desagradável, especialmente em termos estéticos. Adicionalmente, são também bastante difíceis de tratar.

Contudo, não desespere, pois vamos mostrar-lhe como pode tratar verrugas na mão, no rosto, no pé ou em outra parte do corpo.

Tratamento de verrugas

À venda em farmácias poderá encontrar medicamentos que não necessitam de prescrição médica e que são eficazes na eliminação de verrugas. No entanto, deve ter o cuidado de nunca os aplicar na zona do rosto ou genitais, zonas que precisam de ser tratadas mediante assistência médica.

Como usar os medicamentos de verrugas:

  • Comece por raspar a verruga com uma lixa apropriada (também vendida na farmácia) ou até mesmo com uma simples lixa de unhas quando a pele estiver húmida. No caso de utilizar a lixa de unhas tenha o cuidado de não a voltar a usar, posteriormente, nas suas unhas. Ao raspar a verruga vai estar a remover tecido morto e a facilitar a penetração do medicamento.
  • De seguida, coloque o medicamento em cima da verruga. Siga as instruções no rótulo. A sua aplicação deve ser cuidadosa, uma vez que a maioria dos medicamentos para verrugas são à base de ácido salicilico. Evite o contato do medicamento com zonas da pele saudáveis. Deixe o medicamento secar.
  • Cubra a verruga com um penso ou banda, de modo a prevenir que se espalhe.
  • Deixe o tratamento atuar 1 dia. Mais tarde pode esfoliar a pele morta.
  • Repita o tratamento a cada dois ou três dias.

Existem outros medicamentos eficazes para tratar verrugas, como usar almofadas especiais para os pés que ajudam a reduzir a dor causada por verrugas plantares. As senhoras devem evitar o uso de sapatos de salto. O uso de meias e sapatos mais largos também pode auxiliar.

Quando todos os tratamentos falham, existe a possibilidade de queimar a verruga, operação que terá sempre de ser feita por um médico especializado. Hoje em dia, o método mais frequente para queimar as verrugas é através de laser.

O médico pode também optar por remover cirurgicamente a verruga. Este processo deve ser sempre feito por um médico, para evitar infecções. Uma anestesia local deve ser aplicada, de forma a que o paciente não sinta tanta dor.

O processo será realizado através de:

  • Eletrocirurgia e Curetagem. O médico queima a verruga com uma corrente elétrica e corta-a logo em seguida.
  • Cirurgia a Laser. O médico queimará a verruga com um raio de luz intenso.

Existem alguns remédios caseiros para tratar verrugas, no entanto, os seus efeitos não estão comprovados.

 


One Response

  1. Sueli 29 de Julho de 2014

Adicionar Comentário