Como tratar queimaduras solares

Quando o tempo convida para uns belos banhos de sol e passeios ao ar livre, todos nós sabemos que é preciso ter alguns cuidados redobrados para evitar danos na nossa pele. Contudo, nem sempre estamos preparados da melhor forma ou esquecemos o quanto é importante ter estas precauções. Resultado: queimaduras solares! Contudo, é preciso ter em conta que os raios nocivos do sol e uma exposição solar excessiva e desprotegida podem levar a problemas ainda mais sérios como o cancro de pele.

 

 

Seguem-se algumas orientações e técnicas úteis para suavizar e tratar queimaduras solares:

  1. De modo a aliviar as dores pode começar por tomar um medicamento de venda livre, como uma simples aspirina ou ibuprofeno. Não só são bastante eficazes para as dores, como também vão ajudar a aliviar a inflamação na zona da queimadura. Contudo, no caso das crianças prefira medicamentos e variantes específicos para estas, que facilmente irá encontrar à venda na farmácia.
  2. Tome um duche ou banho com água fria. A água deve estar numa temperatura logo abaixo de tépido e não completamente gelada. Relaxe durante 10 a 20 minutos debaixo de água. A temperatura da água vai aliviar a dor e evitar que a pele fique ainda mais irritada. Pode repetir este processo as vezes que forem necessárias. Contudo, evite o uso de sabão, gel de banho e óleos durante o banho, pois estes apenas vão irritar mais a sua pele. Ao terminar não esfregue a toalha na pele. Deixe-a secar ao ar ou seque-a com movimentos e toques suaves.
  3. Aplique compressas frias na zona afetada. Se por algum motivo não pode optar por tomar um banho ou duche, então a aplicação de compressas frias na pele é também uma alternativa viável. Molhe um pano limpo num pouco de água fria e deixe-o descansar na pele durante cerca de 20 a 30 minutos. Repita o processo se necessário até se sentir mais aliviado.
  4. A aplicação de aloe vera também é uma excelente opção. Pode adquiri-lo em forma de gel, pomadas ou uma simples loção. Se tiver acesso a uma planta destas, então também a pode cortar e aplicar a seiva diretamente na pele. Repita a aplicação ao longo do dia se necessário.
  5. Evite utilizar roupa demasiado apertada se sofre de queimaduras solares. Opte por utilizar roupa mais larga de algodão nas zonas mais afetadas e doridas. As fibras de algodão vão permitir à sua pele respirar, ajudando a reduzir a inflamação e o desconforto.
  6. Beba bastante água. As queimaduras solares desidratam o seu corpo e pele. Por isso, é fundamental que beba cerca de 8 copos de água por dia para lhe proporcionar maior hidratação.
Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Doenças e Tratamentos · Saúde

Comentários

  • Conheço um medicamento caseiro (receitra antiga de um médico alemão) Por acaso encontrado no Algarve (depois de uma exposição demasiada ao sol). Esta “receita foi comprovada por mim e todos a quem aconselhei. RECEITA : Num frasquinho coloca-se água e azeite em partes iguais. Agita bem antes de aplicar. E é só. A queimadura de um dia para o outro deixa de incomodar. Isto é garantidamente assim. Não fica a cheirar a azeite, não fica engordorado nem incomoda ninguem. Parece brincadeira? Experimente e verá. Barato e eficiente. Norberto Cavalheiro

    Norberto Cavalheiro 12 de maio de 2014 15:59 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *