Como tratar queimadura provocada por animais

Alguns produtos quando entram em contato com a pele provocam queimaduras que vão desde superficiais às mais sérias.

O mesmo pode acontecer com alguns animais, como é o caso das águas vivas tão temidas por crianças. Saber como cuidar dessas queimaduras evita problemas mais sérios de saúde e até mesmo cicatrizes em seu corpo.

Dessa forma, veja os principais cuidados para queimaduras provocadas por animais.

 

agua-viva2 agua-viva3

 

 Taturana

Este inseto chama muito a atenção das crianças devido a coloração dos seus pelos. Quando estes entram em contato com a pele humana, causa uma irritação grave que chega a queimar de graus mais leves até os mais sérios. Não são todas as taturanas que causam esse tipo de acidente, sendo as da espécie megalopigídeas e também as fêmeas. Como não dá para identificar de imediato a não ser que você de fato conheça o animal, é bom evitar todas.

Para resolver o problema da queimadura em casa, aplique sobre o local uma compressa de água bem gelada e deixe por alguns minutos. Se não observar melhoria, se faz necessário o socorro médico para a aplicação de analgésico e outros procedimentos emergenciais.

Água Viva

Este animal marinho não ataca nem causa nenhum problema, desde que não exista um contato físico. Essa queimadura acontece devido as neurotoxinas presentes nas células da água viva e caso você tenha se acidentado com uma, primeiramente não coce porque pode acabar queimando outras partes do corpo também.

O ideal é que você lave com a própria água do mar, soro ou uma água concentrada em sal. A água doce também reage bem, mas nesse caso ela precisa ser um pouco quente. Caso a dor passe, mas o acidentado apresente quadros de febre e vômito, é indicado procurar uma emergência médica para analisar o problema.

Potó

O potó é um inseto muito comum em épocas mais quentes ou em locais onde o clima comumente apresenta esta característica. Ele se parece muito com uma formiga e quando em contato com a pele podem soltar uma toxina venenosa que causa uma irritação enorme e queima a pele em diversos graus diferentes. Popularmente as pessoas dizem que o potó urina, mas na verdade ele despeja apenas essa toxina, não oriunda da urina do animal.

Caso você sofra com esta queimadura é indicado buscar uma emergência médica para fazer a limpeza do local e aplicar o medicamento indicado. Se a irritação persistir é necessário buscar um dermatologista, pois a queimadura do potó quando não é curada pode reagir formando cicatrizes no local do acidente.

Besouro Bombardeiro

Ele recebe este nome porque é capaz de soltar uma bomba formada por elementos químicos gerados em seu organismo. Este líquido chamado de p-benzoquinona, e como tem uma temperatura bem elevada, causa queimaduras na pele. Estas irritações são bem perigosas e podem infectar qualquer parte do corpo causando problemas mais sérios.

O ideal é que primeiramente lave o local afetado com água corrente e peça suporte em uma emergência médica para a limpeza completa. Evite colocar qualquer substância sobre a pele para não irritar mais.

 

Tratar queimadura provocada por animais nem sempre é fácil, mas com estas dicas vai conseguir minorar o problema.


Adicionar Comentário