Como tratar mau hálito

Sente que o seu mau hálito crónico está a interferir com a sua vida social? Sente-se desconfortável em expressar-se perante outros  e que as restantes pessoas evitam contato consigo devido ao seu hálito? Frequentemente sente um mau gosto na boca? Já alguém comentou consigo que tem mau hálito ou lhe ofereceram pastilhas?

Se a resposta às seguintes perguntas for um redondo “sim”, então o mais certo é sofrer de problemas de mau hálito e que esteja à procura de uma solução eficaz para resolver este problema de halitose. Este é um problema partilhado por milhões de pessoas em todo o mundo, mas que pode ter causas distintas de pessoa para pessoa.

Contudo, existem algumas dicas que pode seguir para conseguir combater este problema. Confira-as já de seguida.

 

  • O primeiro passo para combater o mau hálito é uma boa higiene bucal. É fundamental manter  boas rotinas de higiene diariamente. Aconselhamos que escove bem os dentes todos os dias, de preferência a seguir às grandes refeições e antes de se deitar. Não se esqueça também de passar diariamente o fio dental, pormenor indispensável para remover os resíduos de comida que ficam entre os nossos dentes e que podem estar a contribuir para ocasionar o mau hálito. Lembre-se que primeiro deve utilizar o fio dental, posteriormente escovar os dentes (nunca esquecendo a língua, pois é uma zona onde se acumulam muitas bactérias, provocando o mau hálito) e no final o elixir bucal, perfeito para uma limpeza ainda mais completa.
  • Outro factor importante para combater o mau hálito é a alimentação. Dependendo dos tipos de alimentos que ingerimos o cheiro provocado dentro de nosso estômago pode ser outro e, como está ligado intimamente com o nosso corpo, traz um odor de mau hálito. Torna-se por isso fundamental que tenha uma alimentação equilibrada. Alimentos como álcool , café, carnes gordas, lacticínios, alhos, cebolas e ricos em açúcar são conhecidos por causarem mau hálito, pelo que a sua ingestão deve ser moderada e controlada.
  • Mantenha um registo dos seus hábitos alimentares e dos medicamentos que toma, pois estes podem causar mau hálito. Compartilhe este registo com o seu dentista.
  • Visitas regulares ao dentista são também uma excelente arma para combater o mau hálito. O mau hálito pode ser sintoma de problemas ou infeção nas gengivas, de dentes ou de outro problema de saúde. O mau hálito é curável em 99% das pessoas. Há pessoas com mais propensão do que outras. Mesmo as mais predispostas ao mau hálito conseguem acabar com ele. Somente precisam de uma avaliação e orientação por profissionais, normalmente dentistas treinados para tratar a halitose.
  • Beber muita água é fundamental para ajudar a ter um hálito fresco. A água ajuda a limpar o organismo, por isso é aconselhado que beba cerca de 1 litro e meio por dia, de forma a eliminar as toxinas e prevenir o mau hálito.

2 comentários

  1. njanja ya mbuta 11 de Setembro de 2012
  2. João Tomás 26 de Setembro de 2012

Adicionar Comentário