Como tratar infecções nos olhos

Nunca negligencie os problemas dos olhos. Muitas doenças podem ser tratadas ou evitadas se estiver atento aos sinais de perigo e consultar um especialista.

Print Friendly, PDF & Email

Nunca negligencie os problemas dos olhos. Muitas doenças podem ser tratadas ou evitadas se estiver atento aos sinais de perigo e consultar um especialista. Quando recorrer ao médico:

  • Em caso de cegueira súbita, parcial ou total, num ou em ambos os olhos.
  • Se se declarar uma dor intensa no globo ocular.
  • Em caso de dupla visão.
  • Se a visão de um ou ambos os olhos perder nitidez ou se tornar enevoada.
  • Diferença de tamanho assinalável das duas pupilas (algumas gotas oftálmicas podem causar este efeito).
  • Se a uma distância de 2,5 mm da íris a esclerótica apresentar vermelhidão.
  • Qualquer dor ou outro sintoma que persista por mais de três dias.

Qualquer pessoa que tenha dificuldade em ver bem deve consultar um oftalmologista. Depois dos 40 anos, é conveniente consultar o oftalmologista, pois é por volta desta idade que começam a revelar-se os sintomas de presbiopia (vista cansada). Se na sua família houver um caso de glaucoma, deverá consultar um médico de dois em dois anos. As cataratas apresentam como sintoma uma visão, em especial a visão ao longe, enevoada ou embaciada e persistem até serem cirurgicamente tratadas. Algumas progridem tão lentamente que não afectam gravemente a visão até o paciente atingir a idade de 80 ou 90 anos. Uma situação mais comum entre as pessoas de idade superior a 55 anos é a degenerescência macular senil — conjunto de alterações cicatriciais na retina. Os sintomas são visão turva, muitas vezes distorcida, tornando muito difícil a leitura e reconhecimento de rostos. Uma outra situação, os floaters, ou moscas volantes — sensação de fios e filamentos ou pontos negros pairando no campo visual —, por si só não requer tratamento médico. Mas tenha sempre em atenção que qualquer problema de visão que cause preocupação é motivo para se consultar o médico.

ATENÇÃO: Se na sua família próxima existirem problemas de visão, informe o pediatra dos seus filhos. Este aconselhará a consulta a um oftalmologista. No início da fase escolar dos seus filhos, esteja atento, pois algumas dificuldades de aprendizagem podem estar relacionadas com problemas de visão.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · ·
Categorias do artigo:
Saúde

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *