Como tratar dos seus óculos e efectuar pequenas reparações

Use sempre um pano macio e limpo para limpar as lentes, especialmente as de plástico, que riscam com facilidade. Quando não tiver os óculos postos, guarde-os num estojo adequado. Nunca os pouse sobre uma superfície áspera com as lentes viradas para baixo. Se usa óculos só para ler, suspenda-os ao pescoço por meio de um cordão ou com uma corrente presa nas pontas das hastes. Encontra nos oculistas uma variedade de correntes. Para tirar os óculos, segure as hastes entre os dedos das duas mãos e puxe-os para a frente. Não os tire segurando só numa haste e puxando para o lado, pois pode entortar a outra haste e quebrar a dobradiça.

Arranjar as armações

Se as armações de plástico dos seus óculos se partirem pela ponte sobre o nariz, conserte-as provisoriamente com adesivo transparente. Limpe em volta da zona da fractura e una as duas partes com tiras de adesivo. Se tiver partido uma haste reforçada com arame e este estiver intacto, aplique cola epoxi no local da fractura como medida temporária. Verifique regularmente se os parafusos das dobradiças estão apertados utilizando uma chave de relojoeiro ou a ponta de uma faca de cozinha. Se perder um parafuso. substitua-o provisoriamente com um grampo ou um alfinete de ama.

Encaixar uma lente

Não tente repor uma lente saída do aro, a não ser que se trate de armações de meios aros ou de metal. Se não for esse o caso, leve os óculos a um oculista. Nos óculos de meios aros, as lentes são normalmente fixas por um fio de nylon tenso, que está preso à armação e corre numa ranhura da lente, podendo ser reposto na ranhura utilizando um bocado de fita. Nas armações metálicas, existem pequenos parafusos que seguram as duas metades do aro uma à outra.quando um parafuso se desaperta, aperte-o com uma chave de relojoeiro. Ponha umas gotas de verniz das unhas no fio antes de apertar.

oculos101


Adicionar Comentário