Como tratar bolhas nos pés

As bolhas nos pés podem formar-se sempre que temos uma superfície mais dura ou áspera a causar atrito e fazer fricção numa zona do pé. Esta situação frequentemente ocorre quando usamos sapatos novos ou que são desconfortáveis e não adequados para a nossa anatomia.

As bolhas são formadas por uma acumulação de fluidos entre as camadas da pele. Apesar de não serem graves, as bolhas podem evoluir para infeções fúngicas perigosas, além de causarem muita dor e desconforto. Por isso, é necessário que sejam tratadas da forma mais correta, a fim de evitarem-se complicações mais graves.

Seguem-se algumas orientações básicas de como tratar de forma adequada bolhas nos pés.

 

Como tratar

Assim que notar a formação da bolha, aconselhamos que aplique pomada antibacteriana na zona afetada dos pés o mais rapidamente possível, de forma a evitar uma infeção mais grave. Continue a aplicar a pomada até que a bolha seque e fique curada.

Proteja as bolhas com um penso ou adesivo próprio sempre que precisar de usar calçado. Contudo, não deixe os pensos e adesivos muito apertados contra a pele, pois esta precisa de respirar. Deixe sempre uma pequena folga para a bolha “respirar”. No caso das bolhas, o ar acelera o processo de cura e cicatrização.

Quando em casa a melhor opção é optar mesmo pelo uso de calçado confortável, como chinelos, deixando as bolhas secar ao ar e depois removendo a pele morta.

Outra opção de tratamento é optar por abrir ou furar a bolha. Neste caso, deve ter muito cuidado com todo o processo de limpeza. Deve furar cuidadosamente a bolha com uma agulha esterilizada em fogo, por exemplo. De seguida, deve limpá-la com sabão, álcool ou outro anti-séptico e, somente depois, drenar o líquido que se encontra no seu exterior. Desinfecte novamente a área e coloque um penso ou gaze sobre a ferida aberta, de forma a evitar o contato com sujidade, poeiras e outras bactérias.

Como prevenir

A prevenção é provavelmente a sua melhor arma para evitar as dolorosas complicações de uma bolha nos pés.

Em primeiro lugar, tenha em mente que as bolhas formam-se com a fricção prolongada entre os nossos pés e o calçado ou meias. Também existem bolhas causadas por queimaduras, seja pelo calor ou frio(neve por exemplo). Por isso, é fundamental que escolha o tipo de calçado apropriado para os seus pés, ou seja, calçado que se adapte à anatomia do pé e que não seja nem muito apertado, nem muito largo. Acima de tudo, o calçado precisa de ser confortável. Evite o uso de calçado com biqueira pontiaguda, que na maioria dos casos acaba por apertar demasiado os dedos, dando origem às dolorosas bolhas.

Para aliviar a fricção pode optar por colocar talco, creme ou até vaselina nos pés antes de se calçar. À venda irá também encontrar diversos tipos de adesivos específicos para colocar nas zonas com maior propensão para o aparecimento de bolhas.


Adicionar Comentário