Como tentar reduzir ou eliminar o ressonar

  • on 27 de abril de 2011
  • Likes!

O ressonar é provocado por uma perda de tensão muscular na língua e no maxilar inferior, que ocorre com mais probabilidade quando se está a dormir profundamente ou a sonhar. É por essa razão que as pessoas têm tendência para ressonar quando estão deitadas de costas — uma posição em que o maxilar tende a descair e a língua cai para trás.Alguns dos hábitos ou estados que, pensa-se, criam as condições para o ressonar são o FUMAR, o consumo de álcool, as CONSTIPAÇÕES e amígdalas ou adenóides volumosos. A partir da meia-idade, quando os músculos e tecidos do tracto respiratório perdem elasticidade progressivamente, o problema do ressonar agudiza-se frequentemente.
Muitas vezes, a pessoa que ressona é acordada pelo próprio ruído do ressonar; noutras, pode acordar em consequência da dificuldade em respirar, No entanto, o ressonar não é prejudicial e é provável que cause mais incómodo alguém dorme com a pessoa que ressona, sobretudo se tiver o sono leve. Geralmente, basta que a pessoa que ressona se vire de lado para deixar de ressonar.
Algumas medidas que se podem tentar para aliviar o problema são:
• Aumentar a humidade do quarto.
• Tentar forçar-se a adormecer de lado. Com o tempo, esta posição poderá tornar-se um hábito.
• Exercitar os músculos do maxilar e da língua durante cerca de dois minutos, empurrando o maxilar para cima com a mão e forçando-o a resistir a essa força e empurrando também a língua contra os dentes inferiores.
A solução mais drástica poderá ser coser uma pequena bola de borracha ou outro objecto desconfortável nas costas do pijama para evitar que a pessoa se deite de costas.
Se nenhuma destas medidas resultar, a pessoa que dorme com uma que ressona poderá ter de usar bolas de cera nos ouvidos, mudar de quarto ou habituar-se.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· ·
Categorias do artigo:
Beleza e Bem-estar · Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *