Como prevenir o organismo do Jet Lag

A deslocação rápida através dos fusos horários permitida pelos modernos aviões de carreira perturba os ritmos biológicos básicos, provocando um estado conhecido como jet lag.

O organismo pode levar mais de uma semana a ajustar-se à hora local e aos ciclos da noite e do dia no ponto de chegada. Os padrões de sono do viajante são perturbados; sente fadiga e desorientação; a capacidade de concentração diminui, a memória recente e algumas faculdades mentais (tais como a capacidade de efectuar simples cálculos aritméticos) podem ser afectadas. Se possível, depois de uma viagem deste tipo espere pelo menos 24 horas antes de começar a trabalhar.

Para minorar os efeitos do jet lag, tente reservar um voo que chegue ao seu destino ao fim da tarde (hora local) para que possa deitar-se pouco depois da chegada. Se necessário, tome um tranquilizante ou sedativo suave.

Durante o voo, deve ingerir muitos líquidos, água ou sumos de fruta de preferência, mas evite bebidas gaseificadas, que podem causar mal-estar e flatulência. Evite igualmente o álcool, o chá e o café, que contribuem para a desidratação inerente a grandes altitudes. Tente não fumar, pois o tabaco inibe a absorção de oxigénio. Procure dormir tanto quanto puder.

 


Adicionar Comentário