Como Perder Peso

Do teor calórico dos alimentos que ingerimos depende o nosso peso. Uma caloria é uma unidade de energia sob a forma de calor — 1 caloria (1 kcal) é a quantidade de calor necessária para elevar de 1°C a temperatura de 1 kg de água.

A maior parte das calorias dos alimentos que comemos é convertida em energia pelo nosso organismo e gasta. Contudo, a parte não consumida é armazenada no organismo sob a forma de gordura; são necessárias 3500 dessas calorias excedentes para formar 450 g de gordura no corpo.

Cálculo das necessidades individuais

Para manter o nosso peso a um nível razoavelmente constante, é preciso equilibrar o número de calorias contidas nos alimentos que ingerimos e o número de calorias consumidas sob a forma de energia nas nossas actividades diárias.

Para ter uma ideia aproximada da quantidade de calorias que queima diariamente, multiplique o seu peso actual (em quilogramas) por 30 se não for fisicamente muito activo. Se for moderadamente activo, multiplique o seu peso por 35-39, ou por 44 se for muito activo. Poderá obter um valor mais rigoroso se anotar o número total de calorias consumidas por dia e verificar com regularidade o seu peso. Se este aumentar, estará a absorver mais calorias do que as consumidas pelo seu organismo, e vice-versa.

Quando obtiver o número de calorias necessárias para conservar o seu peso estabilizado, utilize esse valor como guia, aumentando a quantidade de calorias ingeridas quando aumentar a actividade e reduzindo-a quando esta diminuir. Siga sempre uma dieta equilibrada.

Lembre-se de que o exercício físico não é o meio mais eficaz de perder peso. São necessários cerca de 80 km de marcha para gastar apenas 450 g de gordura. A ingestão de alimentos com baixo teor calórico é, de longe, muito mais eficaz.

Vigilância permanente

Leia os rótulos das embalagens dos alimentos enlatados e congelados, pois cada vez mais fabricantes incluem neles o número de calorias, expresso também em calorias por porções de 100 g (kcal por 100 g). Não se esqueça de incluir no seu total diário tudo o que acrescentar aos alimentos, como, por exemplo, molhos, gorduras utilizadas na confecção de certos pratos e temperos.


Adicionar Comentário