Como evitar e tratar queimadura solar

Todos sentimos na pele a radiação solar, nomeadamente a infravermelha, sob a forma de calor. Outra parte, sobretudo a radiação ultravioleta, é responsável pelo bronzeamento da pele, embora, se não for devidamente doseada, possa tam­bém provocar queimaduras.

Print Friendly, PDF & Email

Todos sentimos na pele a radiação solar, nomeadamente a infravermelha, sob a forma de calor. Outra parte, sobretudo a radiação ultravioleta, é responsável pelo bronzeamento da pele, embora, se não for devidamente doseada, possa também provocar queimaduras.

Como evitar uma queimadura solar

Evite a exposição excessiva ao sol no primeiro dia de férias, especialmente se a sua pele for clara. Exponha a pele durante apenas 30 minutos no primeiro dia, aumentando 30 minutos cada dia até obter um bronzeado que lhe dê protecção.

  • Lembre-se de que o tempo ligeiramente enevoado não impede que os raios solares queimem a pele.
  • Utilize um creme de protecção adequado ao seu tipo de pele. Na sua maioria, estes produtos diluem-se facilmente na água, pelo que deve voltar a aplicá-los depois de tomar banho. Mesmo que não se molhe, deve repetir a aplicação de duas em duas horas.
  • Proteja as crianças pequenas com uma camisa durante a maior parte do tempo nos primeiros dias de férias. Aumente a exposição gradualmente.

Como tratar uma queimadura solar ligeira

Aplique na pele uma loção de calamina ou pensos frios. Para fazer o penso, molhe uma toalha em água fria ou coloque cubos de gelo num saco de plástico, feche-o e esmague o gelo com um martelo. Envolva o saco numa toalha e aplique-o na pele.

Deixe a pele empolada ao ar e evite roupas que produzam fricção na área afectada. Tome aspirina ou paracetamol para aliviar as dores. Não se exponha de novo ao sol enquanto os sintomas persistirem. Se tiver dores de cabeça, náuseas ou temperatura elevada, consulte um médico, pois pode sofrer de um golpe de calor.

Print Friendly, PDF & Email

Comentários

  • O método caseiro mais eficiente (comprovado por mim e conhecidos), é o seguinte: Misture num pequeno recipiente (frasco) 50% de agua + 50% de azeite puro de oliveira. Agite bem antes de aplicar sobre a pele afectada pela queimadura solar ou pela que vai ser exposta. Todo o produto será absorvido em pouco tempo e não corre o risco de sujar a roupa ou ficar com a pele gordurosa. Norberto Gomes

    norberto Gomes 22 de agosto de 2012 17:10 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *