Como evitar e aliviar dores nas costas

Muitas pessoas sofrem diariamente com penosas dores nas costas. Contudo, o que a maioria delas não sabe é que estas são resultado de maus hábitos contínuos e erros de postura graves, que facilmente poderiam ser evitados.

Algumas das formas mais eficazes para evitar dores nas costas são manter uma boa postura natural, ou seja, nem muito relaxada, nem muito rígida. Esta postura natural deve ser adoptada durante todo o dia, quer seja para caminhar, dormir ou até na pratica de alguma atividade física ou de esforço.

Aqui ficam alguns exemplos do que deve ou não fazer para manter uma boa postura e, consecutivamente, evitar e aliviar dores nas costas.

 

Postura ao dormir

A evitar: 

Muitas vezes as dores nas costas advêm de uma má postura a dormir. Evite repousar numa cama demasiado mole, pois esta não apoia a coluna e pode levar a dores fortes durante todo o dia. Ainda que o colchão seja confortável, este nunca deve fazer uma cova no meio enquanto está deitado.

O que fazer:

A cama deve ser firme e apoiar corretamente a coluna. Dê preferência a estrados bem firmes e colchões indicados para o seu peso. A coluna deve ficar bem direita enquanto dorme.

Postura sentado

A evitar:

Evite sentar-se com as costas arqueadas. Embora possa parecer confortável, esta postura mais relaxada acaba por provocar uma maior tensão na coluna vertebral, dando origem a dores.

O que fazer:

Escolha cadeiras com um encosto onde possa apoiar a região inferior das costas e manter o tronco direito, pois desta forma vai conseguir estar sentado com uma postura mais natural e sem esforço.

Carregar pesos

A evitar:

Evite carregar pesos excessivamente pesados para a sua estatura. Por exemplo, se for às compras, nunca coloque os artigos todos dentro do mesmo saco. Em alternativa, distribua os artigos por diferentes sacos, de modo a equilibrar o peso em ambas as mãos. Segurar todo o peso apenas com uma mão vai resultar num maior esforço para a coluna.

O que fazer:

Reparta o peso a ser transportado pelas duas mãos. Descanse sempre que necessário, pousando o peso no chão. Contudo, quando voltar a agarrar o peso lembre-se de manter os joelhos fletidos ou esteja de cócoras. Nunca agarre um peso apenas dobrando-se pela cintura, pois pode levar a lesões graves. O objeto deve ser puxado de encontro ao corpo de quem o carrega.

Erguer e transportar móveis

A evitar:

Caso o móvel seja muito pesado, , como por exemplo uma mesa, evite tentar levantá-lo sozinho.

O que fazer:

Visto o móvel ser demasiado pesado, a sua melhor opção é pedir auxílio a alguém. Quando estiver a levantar o móvel mantenha as costas direitas e as pernas ligeiramente fletidas para manter uma boa postura durante todo o processo.


One Response

  1. Fernando Coelho Vieira 6 de Abril de 2013

Adicionar Comentário