Como atenuar a surdez com um pequeno microfone

  • on 16 de maio de 2011
  • Likes!

Na maioria dos casos de surdez, seja qual for a causa, a utilização de uma prótese auditiva permite recuperar, ao menos em parte, a capacidade auditiva.
Os sintomas da surdez parcial, nem sempre rapidamente reconhecidos, incluem a dificuldade em captar sons muito altos ou muito baixos e em compreender o que é dito num tom de voz normal, especialmente em ambientes ruidosos.
Se suspeitar de uma diminuição da sua capacidade auditiva, consulte o seu MÉDICO, que o enviará a uma consulta de otorrinolaringologia. A consulta inclui, para além da eventual remoção da cera nos ouvidos, a realização de diversos testes, que permitem avaliar o grau de surdez e a extensão da deficiência de cada ouvido, permitindo assim determinar a necessidade de uma ou de duas próteses. Alguns testes a que o paciente é submetido são feitos com um aparelho especial, o audiómetro tonal, que regista os sinais emitidos por um botão que o paciente prime sempre que ouve um dos diversos sons que lhe são transmitidos por meio de auscultadores. A leitura do conjunto dos sinais registados permite determinar a gravidade e extensão da deficiência auditiva.
A prótese auditiva mais vulgar consiste num pequeno aparelho que se usa por detrás da orelha, composto por um pequeno microfone e um amplificador, que transmite os sons através de um tubo de plástico até um auscultador. O auscultador é feito à medida sobre um molde do ouvido. A execução do molde não é dolorosa e o aparelho é fornecido com a regulação ajustada à deficiência do paciente.

Como viver com um aparelho auxiliar auditivo:
Lembre-se de que um aparelho auxiliar da audição não é mais do que isso, pelo que não pode desempenhar inteiramente as funções do ouvido humano. Por exemplo, num aposento com muita gente o ouvido humano pode ignorar os ruídos de fundo e concentrar-se apenas num, como uma conversa pessoal, mas uma prótese auditiva registará todos os sons no mesmo volume. De maneira idêntica, com um aparelho auditivo é difícil ouvir claramente alguém que não tenha a cara voltada para si.
Não tenha receio de apresentar o seu problema às outras pessoas e de lhes pedir que colaborem falando com clareza e sem gritarem. Com o tempo, você poderá também aprender a ler pelos lábios, ligando os movimentos aos sons.
As listas próteses têm, em geral, três posições cio interruptor, que servem para ligar e desligar o aparelho e cortar os ruídos de fundo, o que permite falar normalmente num telefone público, por exemplo.

Como cuidar da sua prótese auditiva:
Estes aparelhos utilizam pilhas muito pequenas, do tamanho de botões, que duram várias semanas e são fáceis de substituir. Conserve o auscultador limpo e lave-o de vez em quando numa solução anti-séptica fraca. Substitua também de vez em quando o tubo de plástico, que com o tempo e o uso acaba por ficar seco e quebradiço, podendo abrir fendas, que produzem um assobio. Proceda à substituição do tubo de acordo com as indicações do fornecedor do aparelho. Se o tubo ou o auscultador ficarem entupidos com cera, coloque-os debaixo de uma torneira de água quente para os desentupir e depois sopre através deles para expelir as gotas de água.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · ·

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *