Como actuar quando possui uma lesão nos olhos

A lesão mais vulgar do olho é causada por um pequeno corpo estranho que nele se aloje (por exemplo, uma pestana ou um grão de poeira). Outras lesões podem ser causadas por produtos químicos corrosivos ou objectos afiados. Se uma pessoa tiver um corpo estranho no olho, nunca deve esfregá-lo. Só deve tentar tirar um grão de areia ou uma pestana se se encontrarem na parte branca do olho ou por baixo da pálpebra. Não tente remover um corpo estranho que se encontra na pupila ou na íris. Se o localizar, experimente retirá-lo com água corrente. Incline a cabeça para o lado lesado e deixe correr água fria ou tépida sobre o olho. Em alternativa, coloque a cabeça dentro de água e abra e feche os olhos. Se a água não der resultado, tente retirar o corpo estranho com um pedaço de gaze limpa ou um lenço de assoar limpo, sentando-se em frente de um espelho com boa iluminação. Se um grão de poeira, por exemplo, estiver alojado sob a pálpebra, comprima-a sobre um pau de fósforo e puxe-a para cima retire o grão de poeira com a ponta de um lenço limpo. O mesmo tratamento pode ser aplicado na pálpebra inferior.

Corpo estranho na pupila ou na íris

Não tente tirar nada que esteja firmemente agarrado na pupila ou na íris. Feche o olho e cubra-o com um penso oftálmico ou uma gaze. Segure o penso no lugar com uma ligadura sem apertar e procure auxílio médico.

Objecto espetado

Não tente remover qualquer objecto espetado num olho. Chame uma ambulância imediatamente. Se estiver a prestar assistência a um ferido, proteja-lhe o olho lesado. Cubra-o, tendo o máximo cuidado para não lhe tocar nem exercer pressão. Coloque, por exemplo, um copo de papel ou de plástico e fixe-o no lugar com uma ligadura. Se for necessário, tape também o olho que não está ferido para impedir o movimento natural dos olhos.

Produtos químicos

Qualquer produto químico que entre para um olho pode provocar graves lesões. Lave o olho imediatamente com água corrente, segurando, se necessário, nas pálpebras para as manter abertas. Lave-o durante pelo menos 10 minutos; em seguida, cubra-o com um penso limpo e dirija-se a um serviço de urgência.

Olho negro

 Uma pancada forte pode provocar, além de um olho negro, lesões no olho propriamente dito ou fractura craniana; deve, portanto, ser examinado por um médico sem demora. Aplique compressas frias para limitar o inchaço e aliviar a dor.


One Response

  1. arcelina maria de lourdes 31 de Janeiro de 2011

Adicionar Comentário