Como actuar e tratar queimaduras provocadas pelo calor

Se uma queimadura deste tipo for mais pequena que uma moeda de 25 cêntimos, ponha-a debaixo de água fria corrente ou mergulhe-a em água fria durante pelo menos 10 minutos para arrefecer a pele. Retire anéis, relógio ou roupa apertada antes de a zona atingida começar a inchar e cubra-a com uma compressa de gaze esterilizada.

Print Friendly, PDF & Email

A gravidade de uma queimadura depende do grau de profundidade e da extensão da área atingida. Todas as queimaduras, excepto as mais insignificantes, são potencialmente graves e devem ser exa­minadas por um médico. Não aplique gorduras, pomadas ou loções numa queimadura. Não utilize pensos adesivos, não toque na queima­dura, nem pique as bolhas. E também não retire os fragmentos de roupa que se tenham colado à queimadura.

Se a queimadura for causada por um produto químico seco, como, por exemplo, soda cáustica ou cal viva, limpe o que puder com uma escova macia ou um espanador, tendo o cui­dado de proteger as suas próprias mãos. Dispa a roupa contaminada e afaste a vítima do produto químico. No caso de queimaduras na boca, dê à vítima gelo para chupar.

Queimaduras superficiais. Se a quei­madura for muito dolorosa, trata-se pro­vavelmente de uma queimadura que afecta apenas as camadas superficiais da pele. Esta apresenta-se vermelha, inchada e possivelmente empolada.

Se uma queimadura deste tipo for mais pequena que uma moeda de 25 cêntimos, ponha-a debaixo de água fria corrente ou mergulhe-a em água fria durante pelo menos 10 minutos para arrefecer a pele. Retire anéis, relógio ou roupa apertada antes de a zona atingida começar a inchar e cubra-a com uma compressa de gaze esterilizada.

Se uma queimadura superficial for maior que uma moeda de 25cêntimos, chame um médico ou dirija-se ao ser­viço de urgência de um hospital, pois existe perigo de infecção.

Tratamento de queimaduras profun­das. Se uma zona de pele queimada se apresenta cinzenta e empolada ou car­bonizada, a queimadura será provavel­mente profunda. Pode não ser parti­cularmente dolorosa, pois as termina­ções nervosas da pele foram destruídas.

Qualquer que seja a extensão de uma queimadura profunda, não a mergulhe em água. Cubra-a com uma gaze esterili­zada e procure imediatamente auxílio médico, pois o risco de infecção é grande.

Queimaduras extensas

As queimadu­ras que abranjam uma zona extensa do corpo são emergências que têm de ser prontamente tratadas num hospital.

Queimaduras por electricidade.

Corte a energia retirando a ficha da tomada ou desligando o quadro. Trate este tipo de queimaduras como foi des­crito anteriormente para as outras.

Queimaduras provocadas por pro­dutos químicos. Lave estas queimadu­ras com água fria corrente. Enquanto lava a queimadura, retire as roupas da vítima sobre as quais se tenha espa­lhado o produto químico, tendo o cui­dado de não tocar nessa área com as mãos desprotegidas. Certifique-se de que a vítima não se encontra deitada sobre parte do produto químico.

Se a queimadura for provocada por um produto químico seco, tente tirar o máximo que puder da ferida com a ajuda de um lenço, de um espanador ou de uma escova suave e proteja as suas mãos. Verifique se o sinistrado não se encontra deitado sobre parte do pro­duto químico. Se um dos olhos for atin­gido por um produto químico, lave-o com água fria corrente em abundância. Lave durante pelo menos 10 minutos, ou até a dor acalmar.

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Saúde

Comentários

  • Boas,

    Desde já do os parabéns a quem tem o “trabalho”, de nos manter informados e nos querer ajudar.

    Apenas um reparo, ou eu estou enganado, o não existem moedas de 25 centimos ? se estiver correcto podem me dizer que tamanho pretendem usar como medida ?

    FCosta 26 de novembro de 2010 11:04 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *