Cólicas infantis, Como aliviar a dor abdominal de um Bebé

Muitos bebés com cerca de duas semanas a três meses sofrem de cólicas infantis — ataques de dores abdominais agudas, na generalidade dos casos ao fim do dia. As cólicas em si não são graves, mas consulte imediatamente um médico se forem acompanhadas por outros sintomas, como vómitos, diarreia ou sangue nas fezes, ou se as cólicas forem tão fortes e persistentes que estejam a esgotar as forças da criança ou da mãe.

massagem

As cólicas tanto podem ocorrer nos bebés que são alimentados ao peito como nos alimentados a biberão, em muitos casos imediatamente a seguir à refeição. Se estiver a alimentar a criança a biberão, verifique se o orifício da tetina tem o tamanho conveniente e se segura o biberão com a inclinação correcta, de modo que a tetina esteja sempre cheia de leite. 

Se começou há muito pouco tempo a dar comida sólida ao bebé, pare de o fazer para o caso de a criança estar a reagir aos alimentos ou ao leite. Não acrescente alimentos sólidos nem mude de leite (embora um reduzido número de bebés seja alérgico ao leite de vaca e se dê melhor com o leite de soja).

Tente embalar suavemente o bebé nos seus braços, esfregando-lhe as costas ou colocando-lhe um pano quente no abdómen.


Adicionar Comentário