Cápsula de ômega 3 engorda?

Tenho recebido e-mails que apresentam a questão: “Cápsula de ômega 3 engorda?”. Antes de responder, vou falar o que é o ômega 3 –para isso, preciso explicar o que são as gorduras.

As gorduras podem ser divididas em dois grupos: as saturadas e as insaturadas. A gordura saturada está fortemente relacionada ao aumento de colesterol. Encontra-se gordura saturada nos produtos de origem animal –carnes, leite e ovos.

Já as gorduras insaturadas podem ser divididas em monoinsaturadas e poliinsaturadas. Os ácidos graxos monoinsaturados estão relacionados à diminuição dos níveis de colesterol, triglicérides, glicose e aumento do bom colesterol (HDL). Exemplo de gordura monoinsaturada são os azeites e castanhas. Já os ácidos graxos poliinsaturados têm um importante efeito na proteção cardiovascular.

omega-3-engorda

Os ácidos graxos ômega 3, como o ácido alfa-linolênico, o ácido eicosapentanóico e o ácido docosahexanóico, são essenciais ao organismo. É necessária a ingestão desse nutriente, por meio dos alimentos ou, em alguns casos, com suplementos em cápsulas.

Alguns estudos indicam que a ingestão do ômega 3 auxilia a diminuir os níveis de triglicerídeos e colesterol total –o excesso pode retardar a coagulação sangüínea. É também importante sua ingestão no tratamento de alergias e processo inflamatórios.

Em relação à caloria, uma cápsula de ômega 3 não será responsável pelo aumento significativo de caloria em uma dieta. Quando for consumido por meio do alimento também não haverá problema –isto é, quando se tratar de uma dieta adequada quantitativamente.

Vale ressaltar que qualquer suplementação deve ser feita sob orientação médica e que todos os alimentos devem ser ingeridos como moderação.

Excelentes fonte de ômega 3 são: peixes de água fria (salmão, arenque, sardinha, atum) e óleo de linhaça.

Muita saúde!

Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição.


2 comentários

  1. Marcia Imbruniz 18 de Outubro de 2012
  2. Adelia Cruz 11 de Abril de 2013

Adicionar Comentário