Técnicas Básicas de Croché

Com a agulha de croché pode trabalhar diferentes fios, desde o mais fino algodão até à ráfia, fios de lã, cordel, fitilhos de couro ou de tecido. O fio escolhido tem apenas que se adaptar ao fim que pretende e ser trabalhado com uma agulha apropriada.

As agulhas de croché fabricam-se em diversos tamanhos e materiais, como madeira, plástico, alumínio e outros metais. A sua espessura é indicada por um número que corresponde ao número utilizado para as agulhas de tricô; geralmente, quanto mais elevado for o número, mais grossa é a agulha. No entanto, nas agulhas de aço encontram-se, por vezes, outras numerações, consoante o seu país dc origem. Por exemplo, existem agulhas numeradas numa escala inversa, isto é, o número mais elevado corresponde à agulha mais fina. Ao escolher uma agulha, tome em consideração a espessura do fio.

Todos os pontos de croché são formados por argolas que se entrelaçam; o ponto mais simples é a malha de cordão. Para fazer estas argolas, encadeadas uma a uma, segura-se a agulha com uma das mãos e o fio com a outra, que segura também o trabalho. A ideia básica é manter o fio esticado sobre o indicador, de modo a permitir retirar facilmente o fio. mantendo uma tensão sempre igual.

Como segurar a agulha

Pode segurar a agulha de duas formas: com a barbela para baixo, segurando a agulha com a mão direita como se fosse uma faca, com o polegar e o indicador de cada lado da parte achatada e assentando o dedo médio no polegar; com a barbela para baixo, segurando a agulha com a mão direita como se fosse um lápis, com o polegar e o indicador de cada lado da parle achatada e o dedo médio apoiado no polegar.

croche

Regras básicas

Ao fazer croché, não deixe de respeitar as seguintes regras básicas:

  1. A malha que se encontra na agulha nunca é contada como parte da montagem das malhas.
  2. A agulha de croché é metida em cada malha, partindo da frente para trás.
  3. A agulha e metida por baixo dos dois fios da argola, excepto se especificado em contrário.
  4. No fim de cada ponto ou de cada sequência de pontos, só deve ficar na agulha uma única argola.

Adicionar Comentário