O que são fibras naturais, fibras artificiais e fibras sintéticas

Conheça as principais fibras naturais, Fibras artificiais e fibras sintéticas do mercado bem como as suas características e propriedades.

Dentro de cada um dos 3 grupos de fibras, vamos mostrar as principais características e propriedades de cada fibra.

Fibras naturais

As fibras naturais São fibras extraídas da própria natureza e tem como características pouca resistência à luz solar, sendo acentuada no caso da seda e tem
grande absorção de umidade. As fibras naturais podem ser de origem animal ou vegetal.

Algodão:

O algodão divide-se comercialmente em algodão de fibra larga
ou longa, este último é reservado para tecidos de qualidade superior. Tecido macio e absorvente, aceita muito bem o tingimento e tratamento especiais como
uma fibra natural, é resistente, durável e muito confortável para uso em geral.

Linho:

O linho é uma fibra extraída da sua rama que se caracteriza pela resistência,
durabilidade, elasticidade, finura e brilho. O verdadeiro linho amassa fácil por ser de fibra natural, é um tecido fresco, confortável, por isso é muito usado em decoração.

 

 ramiRami:

O Rami é uma planta tropical semelhante ao linho. Sua fibra é macia e durável. Juta: parente mais simples do linho, sua fibra é reta, rude
e de tato áspero e grosseiro. Quando tinto tem grande tendência a diminuir a intensidade das cores.

 

Seda:

A Seda é uma substância filamentosa segregada pela larva do
chamado bicho da seda da amoreira. O bicho da seda se alimenta das folhas da amoreira e fia o casulo antes de se metamorfosear em borboleta. O processo de coleta é delicado e complicado, por isso a seda é freqüentemente cara. Ela aparece com acabamento suave ou rústico e por ser fibra natural também é muito resistente.

Lã:

A lã é o pêlo que reveste o corpo de alguns animais, especialmente carneiros e ovelhas. Sua fibra é ondulada, de grande elasticidade e quanto mais longas as fibras melhor será a qualidade da lã. Alguns nomes pelos quais ela é conhecida: camelo, mohair, cashmere, tweed. Um dos fatores que determinam a qualidade da lã é a raça do animal. Conhecida por ser quente, o que é um engano comumente cometido, pois na verdade a lã é isolante térmico, portanto conserva tanto o frio quanto o calor. Quando misturada com fibras artificiais, aumenta a resistència e durabilidade. É famosa por seu toque macio e brilho, recebe bem tingimentos e cores fortes.

Fibras artificiais

Fibras Artificiais São fibras em que a matéria prima é a celulose, que vem da madeira, reconstituída através de
reações e produtos químicos. Suas características são: maior intensidade nas cores, alta resistência à luz solar e grande absorção de umidade.

 

rayonRayon:

O rayon é a primeira fibra produzida em laboratório. Vem da celulose das plantas e seus fios são descontínuos, com aspecto brilhante e possuem toque frio e escorregadio. Dentre as fibras artificiais é a que mais se aproxima do algodão e da seda. Dependendo da construção proporciona ótimo caimento e acabamento assemelhando-se ao linho.

 

Viscose:

A viscose sáo fios descontínuos com aspecto de maciez, brilho, e com facilidade de ser tingido, proporcionando cores vivas.

Fibras Sintéticas

Fibras Sintéticas São fibras obtidas a partir de produtos químicos, extraídos de petróleo ou carvão. Suas características são grande resistência a luz solar, cores firmes e pequena absorção de umidade. São elas: acrílico, poliéster, poliamida e polipropileno.

Acrílico:

O Acrílico é uma fibra em que as cores podem ser muito vivas e os tecidos
obtidos são leves, macios e fáceis de lavar. Tem tendência a embolorar, apresentam eletricidade elevada e atraem poeira rapidamente. Normalmente substituem a lã ou aparecem misturada a ela. É quente e resistente.

Poliéster:

O poliéster é uma fibra de polímero, sintética, forte e resistente, não encolhe, não se deforma e não
amassa. Mais ou menos elástica lava e seca rapidamente. Pode aparecer misturado ou estruturando qualquer fibra natural. Não era tão confortável ao toque, pois o poliéster retinha o calor, não respirava. Hoje em dia com as microfibras, isto é, fios ultra finos, são produzidos tecidos tão macios quanto os naturais. no toque e conforto.

 

poliamidaPoliamida:

A poliamida é uma fibra muito leve, resistente, que não amassa, mais ou menos elástica, também lava e seca rapidamente. Nylon:
fibra muito resistente, tem ótima elasticidade e força, atributos que o tornam ideal para o uso de forração.

 

 

Polipropileno:

O polipropileno é uma fibra de alta resistência bacteriológica, não sendo atacada por mofos e bolores, lava e seca facilmente e tem elevada resistência ao desgaste, permitindo longa durabilidade.

Fizemos um pequeno resumo das principais fibras do mercado. Dividimos as fibras em 3 grandes grupos, fibras naturais, fibras artificiais e fibras sintéticas. Dentro de cada grupo mostramos as principais fibras assim como as suas características.

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Roupa e Vestuário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *