Como limpar e reparar jóias

A beleza e o brilho das jóias podem ser mantidos através da limpeza, quer com um preparado caseiro, quer com um produto específico de uma boa marca, aplicado com uma escova macia (por exemplo, uma escova de dentes) para soltar a sujidade.

Para os diamantes, use uma solução de 1 colher de sopa de amoníaco e alguns flocos de sabão em 2 chávenas de chá de água morna. Depois, enxagúe em água limpa morna e mergulhe-os em álcool puro.

A melhor forma de manter as pérolas em bom estado é usá-las frequentemente, pois a sua superfície tira proveito do contacto com os óleos naturais da pele. No entanto, tenha cuidado, pois elas podem ser danificadas por cosméticos, perfume ou laca de cabelo. limpe-as apenas com um pano húmido. Mergulhe as jóias de prata pura em água morna com um detergente suave para lavar e desengordurar. Depois, com uma escova macia, aplique uma mistura de 1 parte de cré (carbonato de cálcio), 2 partes de água, 1 parte de álcool e 2 partes de amoníaco. Passe por água e seque.

O ouro e a platina podem ser lavados em água morna com um detergente suave. Dê brilho às peças com uma camurça ou pano macio.

Se possuir uma jóia antiga e delicada difícil de limpar, entregue-a a um profissional de confiança que possua uma máquina própria para limpeza de jóias.

Entregue sempre os arranjos de jóias valiosas a um profissional. Como amador, não deve aventurar-se a mais do que arranjos simples em bijutaria.

 

Fixar pedras soltas

As pedras de imitação estão vulgarmente implantadas em engastes com ganchos. Um engaste partido terá de ser substituído num ourives, mas se apenas estiver mal apertado, poderá ser fixado com um alicate de pontas lisas.

como-limpar-joais

 


One Response

  1. Silmara 15 de Setembro de 2010

Adicionar Comentário