Como escolher e aumentar a duração das gabardinas

Na maior parte, as gabardinas são impermeabilizadas com um produto químico para repelir a água, oferecendo assim, à semelhança dos impermeáveis leves de plástico tratado, uma razoável protecção contra a chuva. O nylon forrado de poliuretano oferece maior resistência à água.

As gabardinas completamente impermeáveis ou os oleados são confeccionados com tecidos revestidos com compostos de PVC e derivados de petróleo ou borracha, mas têm o inconveniente de impedir a circulação do ar e provocar transpiração, como sucede com os impermeáveis leves de plástico. Os blusões feitos de algodão de fio apertado e encerado permitem a circulação do ar e têm uma apreciável resistência à água.

A eficácia de uma gabardina depende também do tecido, que deve ser de fio apertado, do modelo, feitio e da perfeição dos acabamentos nos sítios por onde a água pode penetrar, como as costuras e as casas dos botões.

Procure uma gabardina de tecido bem fechado, com um forro de boa qualidade e bons acabamentos. Alguns fabricantes usam linha à prova de água para as costuras exteriores. Escolha um feitio que proteja bem, com mangas não muito largas e gola. Certifique-se de que a etiqueta indica a forma de lavar ou limpar a gabardina.

Não arrume uma gabardina molhada; pendure-a num cabide para secar, mas não muito perto de um foco de calor. Os tecidos de oleado ou revestidos a PVC podem ser limpos com uma esponja e água quente; os impermeáveis leves de plástico devem ser lavados seguindo as indicações da etiqueta.

As gabardinas impermeabilizadas devem ser limpas a seco. Se forem laváveis, proceda de acordo com as indicações da etiqueta, embora haja o perigo de encolherem. O revestimento impermeável gasta-se com o uso e as limpezas, por isso, sempre que mandar a sua gabardina à lavandaria, peça para fazerem um tratamento de impermeabilização.

Os impermeáveis de algodão encerado devem ser encerados a intervalos de 18 meses a 2 anos.


One Response

  1. Américo Sousa 30 de Setembro de 2013

Adicionar Comentário