Fecho de correr, como aplicar ou substituir; substituir o cursor

Os fechos éclair, ou fechos de correr do vestuário, são geralmente inseridos numa costura, e a sua aplicação pode ser centrada ou com trespasse. Os fechos aplicados por este último processo são geralmente utilizados na costura lateral de saias, calças e vestidos.

Aplicação de um fecho com trespasse

Volte a peça do direito. No lado que vai ficar sobre o fecho éclair; dobre a margem de costura ao lado da linha de costura e alinhave.

Dobre a outra margem de costura 3 mm mais próximo da beira cortada do que a linha da costura e alinhave. Pregue primeiro o fecho a este lado. Alinhave-o por baixo da dobra, com o direito para cima. Depois, cosa o fecho à máquina o mais próximo possível dos dentes com o pé calcador próprio para fechos e começando junto do terminal inferior do fecho. Tire os alinhavos.

Coloque o trespasse sobre o fecho até tocar a linha da costura e alinhave a outra parte do fecho. Em seguida, cosa à máquina (apanhando o tecido da peça de vestuário), começando por fazer uma costura perpendicular à fita no terminal inferior do fecho e continuando depois de baixo até acima.

Aplicação de um fecho centrado

Volte a peça de vestuário do avesso. Dobre as margens de costura de ambos os lados com o ferro e cosa as duas partes uma à outra com ponto de luva para as manter provisoriamente unidas.

Coloque o fecho na posição devida, com o direito voltado para baixo, alinhavando a parte de cima das fitas com a parte superior da abertura e os dentes do fecho sobre as margens de costura unidas. Prenda o fecho com alfinetes e alinhave ao longo dos dois lados. Cosa à máquina junto aos dentes do fecho — trabalhe de baixo para cima, primeiro de um lado e depois do outro, após ter cosido perpendicularmente à fita junto do terminal inferior do fecho. Tire os alinhavos e desmanche o ponto de luva.

Substituição do fecho de umas calças de homem

Nas calças de homem, utiliza-se tradicionalmente a aplicação com carcela. Descosa os pontos que prendem o fecho ao cós e à abertura e tire o fecho. Alinhave o novo fecho em posição, entre a beira dobrada e a guarnição do trespasse, e enfie a fita do fecho no cós. Cosa à máquina esse lado do fecho, de baixo para cima, e tire os alinhavos.

Volte as calças do avesso. Enfie a outra fita do fecho no cós e alinhave esse lado do fecho na posição devida, a 1,5 cm da beira da carcela. Cosa à mão perpendicularmente às pontas das duas fitas do fecho, abaixo do terminal inferior, e depois volte as calças do direito e faça um pesponto à mão ao longo dos alinhavos e o mais perto possível dos dentes do fecho. Tire os alinhavos.

Com um ponto de luva, prenda as pontas do fecho no cós e junto à parte inferior da carcela.

Substituição do fecho de uma saia

Descosa o cós da saia 2,5 cm para cada lado do fecho; descosa o fecho e tire-o.

Coloque o fecho novo na posição devida e prenda com alfinetes; alinhave dos lados e no fundo. Depois, una provisoriamente os dois lados da abertura da saia com um ponto de luva. Retire os alfinetes e verifique se as beiras da costura ainda estão unidas antes de coser o fecho à máquina, primeiro transversalmente, junto ao terminal inferior do fecho, e depois dos dois lados do fecho, com a saia voltada do direito. Tire os alinhavos e desmanche o ponto de luva.

Volte a saia do avesso. Enfie as pontas do fecho por debaixo do cós da saia e cosa com ponto de bainha; prenda também as fitas no fundo do fecho e em seguida cosa os lados da fita do fecho às margens da costura com ponto de luva. Abra bem as costuras a ferro.

Substituição do cursor de um fecho

Se os dentes do fecho de um saco abrem por si quando o fecho está fechado, mas não parecem estar estragados, é porque o cursor está gasto e não agarra bem os dentes.

Uma outra possibilidade é que os terminais do cursor estejam ligeiramente frouxos. Leve o fecho a uma casa de cabedais para ver se consegue arranjar um cursor e um terminal que possam ser adaptados ao fecho velho. Se não conseguir, talvez possa tirar o cursor e o terminal do fecho de uma mala velha e adaptá-los ao que quer arranjar.

Com uma chave de fendas, abra o terminal do fecho velho. Faça deslizar o cursor ao longo do fecho e tire-o pelo fundo. Enfie o cursor novo nos dentes do fundo do fecho e faça-o deslizar até fechar parcialmente o fecho. Enfie as pontas do novo terminal do fecho nos orifícios do anterior e aperte-os, carregando com a lâmina de uma chave de fendas pequena.

PEQUENO CONSELHO

Para soltar um fecho encravado, aplique com um cotonete uma pequena quantidade de sabão ou cera de vela nos dentes mais próximos do cursor. Puxe este devagar para trás e para diante até o soltar.

fecho de correr


Adicionar Comentário