Contas, Como enfiar e pregar contas…

Antes de enfiar as contas, faça um nó grosso na extremidade do fio e passe a agulha pela metade do fecho

Print Friendly, PDF & Email

Pode enfiar contas usando uma vulgar agulha de coser, sendo o tamanho do buraco das contas que determina o tamanho da agulha e do fio. Um fio de nylon (fio de pesca), que se pode comprar em lojas de artigos náuticos ou em retrosarias, é o indicado para contas com buracos de 1,5 mm ou mais pequenos Para contas maiores, qualquer fio forte servirá, como fio de perlou para botões ou linha de costurar — mas qualquer fino que utilize deve ser suficiente-mente fino para passar pelo buraco da conta duas vezes.

 

Como enfiar um colar

 

Primeiro, decida qual o comprimento que o colar deverá ter depois de pronto. Dê duas vezes e meia o comprimento do fio dobrado para fazer  nós entre as contas. Disponha estas na sequência que pretende sobre um pedaço de cartão canelado. Raça um nó simples ou ponha na extremidade do fio qualquer coisa que impeça as contas de se desenfiarem. Introduza o fio na primeira conta e faça outro nó simples. Para juntar bem o nó à conta, meta a agulha na laçada e puxe o fio de modo que o nó fique bem apertado a volta da agulha. Retire esta. Segure o nó com uma pinça pequena e puxe o fio para apertar o nó contra a conta.

Há vários tipos de fechos que pode usar. Um dos mais simples e mais seguros é o fecho de atarraxar. Antes de enfiar as contas, faça um nó grosso na extremidade do fio e passe a agulha pela metade do fecho. Enfie as contas e depois o fio pela outra metade do fecho e dê outro nó grosso.

 

Como pregar contas num tecido

 

Para pregar contas num tecido, utilize linha de costurar ou fio de algodão revestido a poliéster. Em tecidos pesados, use fio de nylon.

Mantenha o tecido esticado prenden-do-o num bastidor. Fixe a linha com um nó ou vários pontos miúdos no avesso do tecido, passe a agulha para o direito e prenda uma conta, Faça um ponto atrás, introduzindo a agulha atrás do local onde surge a linha, e faça sair a linha à frente, ocupando o ponto o comprimento da conta. Pregue de igual modo as outras contas, colocando cada uma bem junto da anterior.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · ·
Categorias do artigo:
Roupa e Vestuário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *