Como usar o colarinho da camisa

Em geral, a dobra do colarinho fica puída muito antes de qualquer outra parte da camisa.

Dobre o colarinho ao meio, juntando canto com canto, e marque com um alfinete o centro na parte de trás. Passe um alinhavo com linha de cor contrastante pelo centro do pé (a tira do pescoço) e do colarinho, de maneira que se vejam os alinhavos dos dois lados.

Descosa a parte de cima do pé. Em geral, existe por dentro outra série de pontos; separe o colarinho do pé.

Estenda o colarinho com o lado puído para cima. Puxe para baixo cerca de 3 mm a beira do lado puído e passe um alinhavo ao longo da beira aberta. A face nova do colarinho ficará assim ligeiramente mais alta do que o novo reverso para dobrar mais facilmente.

colarinhos

Coloque o colarinho entre as duas camadas de tecido do pé. Alinhe os alinhavos do pé com os do colarinho. Pregue o colarinho na posição devida com alfinetes, de modo a abrangerem todas as camadas de tecido. Verifique se os alfinetes prendem a camada inferior. Alinhave ao longo dos alfinetes, depois cosa à máquina mesmo por dentro dos alinhavos. Remate as pontas e tire os alinhavos.

Se vai coser o colarinho à mão, pregue-o com alfinetes e alinhave-o apenas ao lado de dentro do pé. Cosa com pontos atrás. Depois, prenda com alfinetes na posição devida o lado de fora do pé. Cosa-o com um ponto de bainha fino, tendo cuidado para que os pontos não apareçam do outro lado.


2 comentários

  1. Maria José Sucena 4 de Novembro de 2010
  2. Sirlene Barbosa De Brito Moreira 12 de Agosto de 2013

Adicionar Comentário