Como remendar buracos e zonas puídas em panos e roupa – passajar

Passajar é essencialmente um processo de tecer de novo e de imitar, quanto possível, o estilo do tecido original. Um remendo bem passajado deve ficar quase invisível. Trabalhe com boa luz, utilizando uma agulha de cerzir de tamanho adequado ao buraco que vai remendar e ao fio que vai utilizar e linhas tiradas da bainha da peça de vestuário, ou lã ou linha semelhantes.

Duas sugestões para facilitar o trabalho e torná-lo mais perfeito:Um buraco é mais fácil de remendar se o tecido for estendido, mas não exageradamente esticado, sobre uma superfície curva, como um ovo de cerzir.

O conserto deve ser maior que o buraco para que os pontos extremos prendam em tecido intacto e forte. Evite passajar em quadrado para não colocar toda a tensão em alguns fios apenas.
Comece por aplicar um ponto adiante miúdo em volta do buraco, a cerca de 2,5 cm das beiras, para as reforçar. Passe a lã ou linha sobre o buraco, para a frente e para trás até aos pontos de contorno, em filas paralelas bem juntas. Deixe uma pequena volta na ponta de cada fila para permitir a retracção da linha. Depois, teça perpendicularmente aos fios, passando a linha ou lã alternadamente por cima e por baixo.
No caso de um buraco grande, reforce-o com um remendo de rede colocado por baixo do tecido e trabalhe através da rede para reforçar o conserto.

CONSELHO ÚTIL. Para obter bons resultados em trabalhos com lã, deixe-a num vaporizador durante 10 minutos ou aproxime-a do vapor de uma chaleira para que encolha antes de ser utilizada.


2 comentários

  1. Ellegancy Costuras 3 de Março de 2015
  2. Silvia Lúcia 26 de Janeiro de 2017

Adicionar Comentário