Como escolher a linha e a agulha para Máquina de costura

Como Escolher a linha, a agulha e o calcador para a sua máquina de costura.

Escolha a linha e a agulha consoante o tecido. Utilize uma linha de algodão ou seda para fibras naturais, tais como algodão e linho; use linhas de seda ou sintéticas em tecidos de lã e linhas sintéticas para fibras Sintéticas.

A linha de algodão existe em diversas espessuras — quanto mais elevado for o número, mais fina será a linha; 60-100 utiliza-se para os algodões leves, 50—60 para OS médios, 30-40 para os tecidos pesados, tais como bambozina e tecido turco, e 20 para lona.

Utilize agulhas de bico normal nos tecidos finos, de ponta arredondada nos tecidos de malha e de bico facetado em vinil ou cabedal. Para cada tipo existem vários tamanhos; quanto mais elevado for o número, mais pequena e mais fina será a agulha da máquina de costura.

O pé calcador, ou patinha da máquina de costura, deve adaptar-se ao tipo de costura que pretende fazer. O pé que equipa todas as máquinas de costura destina-se ao ponto a direito; alguns permitem também fazer ponto de ziguezague. Como acessórios, existem diversos pés:

  • para fechos de correr,
  • pregar botões,
  • bordar,
  • bainhas estreitas e pespontas.

Adicionar Comentário